O Escurinho do Cinema fala sobre a 6° edição do AmazôniaDoc – Festival Pan Amazônico do Cinema. Para conversar sobre, recebemos a coordenadora geral do festival Zienhe Castro e um dos curadores do evento, o professor de cinema Marco Moreira.
A cineasta e produtora cultural Zienhe Castro é fundadora, diretora, curadora e coordenadora geral do Festival AmazôniaDoc. Durante o programa, ela conta um pouco da sua experiência com o audiovisual, relatando que teve que buscar formação em cinema fora do estado, e durante sua estadia entre o eixo Rio-São Paulo, pôde participar de vários festivais da área, mas quando voltou à capital paraense sentiu que faltava esse tipo de evento na região.
Em 2007, nasceu a ideia de produzir um festival que abrangesse a Amazônia em toda sua magnitude. E depois de estudar o projeto e desenvolver as ideias, dois anos depois ocorreu o primeiro AmazôniaDoc. Ao total são quase onze anos de projeto, com cinco edições do festival já realizadas.
A cineasta comenta que este ano o evento está sendo realizado sem recursos e graças ao núcleo organizador, composto por Marco Moreira, Felipe Pamplona, Manoel Leite Jr e Carol Abreu, é possível realizá-lo. Ela lamenta ainda, a realidade atual de desmonte do cinema e audiovisual nacional.
Questões como a descrença com as produções nacionais e a importância de se investir nesse mercado também são abordadas ao longo do programa. Marco Moreira fala um pouco sobre tal ceticismo e relata: “Geram emprego, geram cultura. É uma cadeia enorme de geração de emprego, de impostos. Então, existe muita falta de informação… Gera cultura que é o principal, mas falando da parte prática gera emprego também”.
Na edição 2020, o festival vai agregar mais dois eventos: o 1º festival As Amazonas do Cinema e O 1º Curta nas Escolas. As inscrições para o 6º Festival Pan Amazônico do Cinema vão até o dia 24 de março e o evento será realizado nos dias 11 a 20 de maio. Para mais informações é só acessar o site oficial do AmazôniaDoc e conferir esta edição do Escurinho do Cinema.
Apresentação: Elissandra Batista
Produção e roteiro: Ana Rosa Batista
Gravação e montagem: Felipe Rocha
Supervisão e edição: Elissandra Batista e Fabrício Queiroz
O Escurinho do Cinema vai ar todo sábado, às 17hs.
Horários alternativos: domingo, às 20hs; terça-feira, às 17hs; e quinta-feira, às 14hs