Festival Toró chega ao quinto ano, realizado pelo Núcleo de Produção Audiovisual da UFPA. Confira nesta edição do Escurinho do Cinema.
Coordenado pelo professor Alex Damasceno, o Núcleo de Produção Audiovisual (NUPA) é um projeto de extensão do curso de Cinema e Audiovisual. Foi implantado em 2015, voltado para produção audiovisual propriamente dita. Atualmente, o projeto também está direcionado para atividades de difusão cinematográfica, tendo como principal ação o Toró – Festival Audiovisual Universitário de Belém, que busca dar espaço para o que é produzido dentro das academias.
No Escurinho do Cinema, o professor Alex explica que o Toró abre espaço para mostrar a produção audiovisual universitária de todo o Brasil. Na quinta edição, além de destacar o panorama atual, a programação do festival também pretende estimular os polos produtores, principalmente, na região norte, que ainda não apresenta cenário consolidado na área.
Alex Damasceno relata ainda a importância da difusão audiovisual com o objetivo de alcançar cada vez mais um público cativo, principalmente no atual contexto nacional em que o acesso ao cinema e aos demais produtos audiovisuais precisa ser mais democrático e diverso.
“É importante que esse cinema universitário chegue em outros espaços, que não se mostre apenas em lugares mais elitizados, mas que também adentrem em outras realidades, que tenham efeito político transformador, por que ele dialoga com isso”, afirma o professor Alex.
O quinto Toró ocorrerá nos dias 26 a 30 de novembro de 2019 na UFPA e no Sesc Ver-o-Peso, com entrada franca e uma programação que conta com oficinas, debates e mostras competitivas e não competitivas. Anteriormente ao evento, no dia 22 de novembro aqui na UFPA, acontecerá o Memórias do Toró, que trará mostra de filmes que já foram premiados em outras edições do festival e uma roda de conversa, também aberto ao público.
Para conhecer o NUPA e saber mais sobre o Toró, não perca esta edição do Escurinho do Cinema. E também confira o site oficial do evento.