Beth Carvalho

Nesta edição do Memória Musical, relembre a trajetória da madrinha do Samba, Elizabeth Santos Leal de Carvalho, mais conhecida como Beth Carvalho.

A artista nasceu no dia 05 de maio de 1946, no Rio de Janeiro. Na adolescência, a cantora começou a ter aulas de violão e depois começou a ensinar música em escolas locais.

Nos anos 1960, influenciada pelas rodas de samba e pela bossa nova, Beth Carvalho iniciou sua carreira musical e ganhando notoriedade nos festivais de canção da época. Na mesma década, Beth Carvalho também sofreu com a prisão do pai pela ditadura e, por isso, o trabalho com música era importante para ajudar no sustento da família. Esse período também marcou a postura política da artista, sempre engajada em movimentos de esquerda.

A cantora ficou reconhecida por incorporar ao samba elementos sonoros antes típicos do pagode, além de revelar diversos nomes importantes da música brasileira hoje, como Fundo de Quintal, Arlindo Cruz e Zeca Pagodinho.

Em 2010, Beth Carvalho sofreu uma fissura na base da coluna, mas mesmo assim não deixou de se apresentar, contudo foi deixando gradativamente os palcos.

A artista faleceu em abril de 2019, deixando um importante legado com 31 discos, dois DVD’s lançados e uma grande marca na memória do samba brasileiro. Alguns sucessos como: “Andança”, “Camarão que dorme a onda leva”, “O que é, o que é” e “Coisinha do pai”, você confere nesta edição especial do Memória Musical.

Apresentação: Áurea Garcia e Helando Fragoso
Produção e roteiro: Helando Fragoso
Gravação e montagem: Lauro Feio
Direção: Elissandra Batista e Fabrício Queiroz

O Memória Musical vai ao ar às sextas-feiras, às 17h e 23h.
Horários alternativos: sábado, domingo e terça-feira, às 13h e 22h.

Compartilhe !

Id:6612

Pular para o conteúdo