Sistema de Organização Modular de Ensino no Marajó

Nesta edição, o Universidade Multicampi traz um convidado do campus de Breves, o mestre em Educação e Técnico em Assuntos Educacionais, João Marcelino Pantoja Rodrigues, que fala sobre sua experiência profissional e de pesquisa com o Sistema de Organização Modular de Ensino no Marajó.

O Sistema de Organização Modular de Ensino é uma modalidade de oferta do ensino médio que predomina no meio rural do estado do Pará. O SOME, como também é conhecido, existe desde a década de 1970, mas só foi regulamentado em 2014 e, apesar das dificuldades, sempre exerceu um papel fundamental para garantir o acesso para a comunidade jovem do campo à educação.

João Marcelino atuou no programa no ano de 2009, quando esteve vinculado à 13ª URE (Unidade Regional de Educação), da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que atendia os municípios de Anajás, Bagre, Curralinho, Portel, Melgaço, Gurupá, Chaves, Afuá e Breves. Com a experiência e o conhecimento das dificuldades do SOME, ele teve a ideia de fazer a dissertação de mestrado buscando compreender o olhar dos discentes que passaram pelo programa, bem como seus resultados, potencialidades e desafios.

No programa, a trajetória e outras experiências do professor também são abordadas, com destaque para o aspecto acadêmico e as atribuições que ele possui na rotina do campus de Breves. Além disso, João Marcelino fala sobre seu trabalho como poeta e escritor, que apesar de ser uma atividade muito apreciada é encarada como hobby. Frisando sua admiração por autores diversos, desde Fernando Pessoa até Antônio Juraci Siqueira, ele lamenta que as escolas, em um sentido amplo, não incentivam a leitura e a produção de literatura para os alunos.

Para conhecer mais sobre esses e outros aspectos a realidade educacional no Marajó, não perca o Universidade Multicampi.

Apresentação: Joel Cardoso
Produção: Joel Cardoso e Ana Rosa Batista
Gravação e montagem: João Nilo Ferreira
Foto: Marco Santos / Agência Pará

O Universidade Multicampi vai ao ar às terças-feiras, às 10h e 21h.
Horários alternativos: Quinta-feira, às 15h; e Sábado, às 19h