Mostra Amazônia Multitelas traz o cinema para a beira do Rio Guamá

A Mostra Amazônia Multitelas vai transformar o estacionamento do complexo cultural Vadião, localizado no campus da UFPA, no bairro do Guamá, em Belém, em grande sala de cinema ao ar livre com programação gratuita. Entre os filmes, está o vencedor de 28 prêmios “Pureza”, estrelado pela paraense Dira Paes. A programação ocorre no dia 1 de dezembro, a partir das 17h, na UFPA. E a última atividade do ano realizada pelo projeto Circuito Jambu Multicultural para combinar cinema, jambu, pôr-do-sol e o vento gostoso do Rio Guamá.

“A Mostra vem para fechar nosso ciclo de atividades deste ano. Realizamos diversas coisas desde o mês de agosto e agora encerramos com o cinema. Com o Circuito nós sempre queremos mostrar pras pessoas que tem muita coisa boa sendo produzida aqui. Ele é como uma vitrine, e agora será uma vitrine para nossa produção audiovisual”, afirma a Profa. Regina Lima, coordenadora do Circuito Jambu Multicultural.

A Mostra Amazônia Multitelas terá música, videoclipes de artistas paraenses, curtas-metragem produzidos por diretores locais, além de um média e um longa-metragem. Os curtas exibidos serão “Carimbó: Raiz da Vida”, de Priscila Duque, e “Manas Kill”, de E. Shinora. Os dois curtas são dirigidos por jornalistas formados na Faculdade de Comunicação da UFPA.

A produtora cultural e diretora Zienhe Castro, coordenadora do Festival Amazônia FiDoc, um dos parceiros do Circuito, assina duas das produções que serão exibidas, “”Promessa em Azul e Branco”, de 2012, e o recém-lançado, “Praiano”, de 2022. Para fechar a noite, será exibido o longa-metragem “Pureza”, dirigido por Renato Barbieri.

A curadoria dos filmes foi realizada pela equipe do Circuito em parceria com a diretora Zienhe Castro. Os produtos selecionados têm o objetivo de apresentar ao público produções locais ou que retratam realidades vividas na Amazônia. “Nosso objetivo é mostrar que a produção audiovisual na Amazônia é tão encantadora quanto a de qualquer outro lugar. E mais ainda, quem melhor para falar sobre Amazônia do que um amazônida? Alguém que vive essa realidade?”, afirma Regina.

Filme “Pureza” venceu mais de 20 premiações

Vencedor de 28 prêmios nacionais e internacionais, como o de Melhor Filme júri popular Mercosul no FAM 2020 e o Grande Prêmio do Público no Rencontres du Cinema Sud-Américain na França, entre outros, “Pureza” tem roteiro de Renato Barbieri com Marcus Ligocki, e direção de Renato Barbieri.

Na trama, Pureza (Dira Paes) é uma mãe solo que mora com seu filho, Abel (Matheus Abreu), em uma pobre região do Maranhão. Descontente com a vida que levam, o jovem resolve deixar o local para buscar emprego em um conhecido garimpo, com a promessa de dar uma vida melhor para a matriarca. Após meses sem notícias do filho, Pureza resolve sair em busca do rapaz.

Durante a jornada, ela encontra uma fazenda que emprega um sistema de aliciamento e cárcere de trabalhadores rurais. Ainda à procura do filho, ela passa a trabalhar neste lugar, testemunhando o tratamento brutal sofrido pelos empregados, além do desmatamento ilegal de florestas. Lutando contra um sistema perverso e poderoso, esta batalhadora mulher enfrentará a tudo e todos que ficarem à sua frente, sempre com uma fé inabalável e a esperança de encontrar o filho.

O Circuito Jambu Multicultural

O Circuito Jambu Multicultural é um projeto de extensão da Universidade Federal do Pará, coordenado pela Profa. Dra. Regina Lima, docente da Faculdade de Comunicação. Ele tem como objetivo ampliar a visibilidade do trabalho de fazedores e fazedoras de cultura da região amazônica, garantindo a permanente presença de produções periféricas e de pessoas pretas, indígenas, quilombolas, LGBTI+, Pessoas com Deficiência, entre outros recortes que historicamente não costumavam ser incluídos em circuitos culturais, diminuindo sua visibilidade.

O projeto realizou uma série de atividades, aqui intituladas multiculturais, nas diversas modalidades artísticas e culturais, sempre com foco na produção cultural da Amazônia. O Circuito Jambu Multicultural é um dos desdobramentos do projeto de extensão Jambu Festival: Conexões Periferia, realizado entre 2019 e 2021.

O Circuito Jambu Multicultural é financiado por emenda parlamentar do Deputado Federal Airton Faleiro, do Partido dos Trabalhadores. O CJM tem apoio da Faculdade de Comunicação, do Instituto de Letras e Comunicação, da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa e da Pró-Reitoria de Extensão da UFPA. Tem como parceiros o Festival AmazôniaFIDOC, o Na Figueredo, a ADUFPA e a ONG Olivia.

Mostra Amazônia Multitelas

1 de dezembro, 17h

Programação gratuita

Estacionamento do Vadião, Campus Guamá da UFPA, Belém

Mais informações em @jambulive nas redes sociais.

Texto e foto: divulgação do evento

Id:11904