Mostra Cultural e Gastronômica do CIUFPA

“UFPA Entrevista- Mostra cultural e gastronômica do CI-UFPA”

UFPA Entrevista

Rádio Web UFPA

A 1ª Mostra Cultural e Gastronômica do Centro de Internacionalização da UFPA é o destaque desta edição do UFPA Entrevista. A jornalista Elissandra Batista conversa com o diretor do Centro, o professor William Gaia Farias, e com a organizadora da Mostra, a arquiteta e servidora da UFPA, Jéssica Sales. O evento ocorre nos dias 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro, no campus do bairro do Guamá, em Belém.

Na entrevista, William Farias explica os objetivos e a importância das ações realizadas pelo Centro de Internacionalização (CI). Idealizado pelo reitor Emmanuel Tourinho, a unidade foi inaugurada no início do ano de 2020 para desenvolver atividades de intercâmbio cultural dentro da UFPA, unindo a comunidade acadêmica e a sociedade. “Intercâmbio não é só idioma. O idioma é fundamental, mas nós temos que promover, por exemplo, conhecimentos de gastronomia, de música, de teatro, de literatura estrangeira, de política externa. E aí sim nós vamos estar pensando em intercâmbio mesmo”, destaca o diretor do CI.

Outra missão do Centro de Internacionalização da UFPA é integrar estudantes brasileiros e estrangeiros, sobretudo os de baixa renda, diante das dificuldades das ações intercambistas, como a escassez de bolsa, os entraves na aprendizagem de outros idiomas e a impossibilidade de visitar outros países. Com isso, o CI é uma forma de trazer as culturas internacionais e as vivências de vários países para dentro do campus.

“A partir do momento em que a pandemia acalmou um pouco e a gente pôde retornar as atividades e trazer notoriedade para o Centro. As aulas do Idioma sem Fronteiras, do Português Língua Estrangeira, que são projetos muito importantes. E com isso dá pra notar a importância desta mostra cultural e gastronômica, porque, esse aluno que está ali, aprendendo português na sala de aula, vai ter uma grande oportunidade de colocar em prática tudo o que ele está aprendendo”, ressalta Jéssica Sales.

A Mostra Cultural e Gastronômica é a primeira grande atividade presencial do Centro de Internacionalização da UFPA, depois da pandemia. A expectativa da organização é que o evento crie raízes e vire tradição. Este ano, a Mostra inclui oficinas de atividades diversas, como lutas, desenho, panificação e exibição de filmes estrangeiros, nos dias 29 e 30 de novembro. Já no dia 1º de dezembro, a programação encerra com apresentações culturais, performances de lutas e a feira gastronômica.

O evento conta com a participação de diversos estrangeiros que estudam na UFPA, além do apoio de instituições como o Instituto Confúcio e a parceria com a Pró-Reitoria de Extensão (Proex). Os dois primeiros dias serão no bloco G, nas salas do CI, e o último dia no complexo do Vadião.

Nesta edição do UFPA Entrevista, fique por dentro de todos os detalhes da 1ª Mostra Cultural e Gastronômica do Centro de Internacionalização da UFPA, e não perca essa oportunidade de conhecer novas culturas, sem sair de Belém.

Apresentação: Elissandra Batista

Produção e roteiros: Giovanna Martini