Faculdade de Serviço Social da UFPA: 60 anos

“UFPA Ensino – Faculdade de Serviço Social: 60 anos”

UFPA Ensino

Rádio Web UFPA

A Faculdade de Serviço Social da UFPA está em destaque nesta edição do UFPA Ensino. No programa, a jornalista Elissandra Batista conversa com a professora Elen Carvalho. A atual diretora da FASS destaca um pouco da trajetória na formação acadêmica na Amazônia, ao longo dos 60 anos do curso, na UFPA.

Uma história que, no Brasil, começou na década de 1930, com a ascensão dos processos de industrialização e urbanização do País. As mudanças econômicas, políticas e sociais intensificaram a relação capital-trabalho. Dessa forma, a classe operária começou as reivindicações por melhores condições de trabalho e justiça, o que contribuiu para institucionalização do curso de Serviço Social, em 1936.

“A luta capital-trabalho faz com que surja a expressão da questão social e também faz com que crie a necessidade do assistente social. Então, por isso o Serviço Social, cada vez mais, se fortalece na medida em que, infelizmente, o capitalismo produz mais pobreza, mais miséria e mais exclusão”, ressalta a professora Elen Carvalho.

No Pará, a primeira Escola de Serviço Social surgiu em 1950, onde atualmente funciona o Hospital Ophir Loyola. Assim, com a necessidade de uma formação acadêmica aprofundada e com novas perspectivas, após 10 anos de fundação, a Escola de Serviço Social foi integrada a Universidade Federal do Pará, o que gerou impactos positivos na formação de novos profissionais.

“A FASS pertence hoje ao Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, da UFPA. Nós temos programas de pós-graduação em mestrado e doutorado. Então, o curso de Serviço Social representa uma das forças fundamentais no processo de construção, reconstrução e debate das políticas públicas e todas a questões que envolvem a dimensão social, política e econômica do Brasil e da Amazônia”, destaca Elen Carvalho, professora e diretora da Faculdade de Serviço Social.

Ao longo do UFPA Ensino, a professora Elen também destaca as diversas ações da FASS em busca da excelência no tripé ensino, pesquisa e extensão. Com 900 alunos, incluindo capital e interior do Estado, a Faculdade de Serviço Social recebe anualmente uma grande demanda de candidatos que participam dos processos seletivos realizados pela UFPA.

Assim, em meio a muitas conquistas e desafios, a atual diretora da FASS acredita que a programação pelos 60 anos do curso será marcada especialmente pelo debate coletivo em prol dos avanços do Serviço Social, especialmente, na Amazônia.

“A nossa Faculdade prima por esse princípio: pensar coletivamente sobre as demandas do curso para além dos muros da UFPA, porque o Serviço Social é um curso extensionista, mas também fazemos pesquisas com dedicação e qualidade, tanto que somos nota cinco na avaliação da CAPES”.

A professora Elen, acredita, ainda, que, juntamente com os professores, os alunos “serão os sujeitos do repensar o Serviço Social nesse processo de reconstrução do conhecimento, incluindo os inúmeros desafios provocados pela pandemia de Covid 19 e, também, pelo avanço das tecnologias de comunicação e informação”.

Para ficar por dentro da programação de 60 anos da Faculdade de Serviço Social e, ainda, conhecer e entender melhor a importância dos assistentes sociais na sociedade brasileira e amazônica, não perca esta edição do UFPA Ensino.

Apresentação: Elissandra Batista

Produção: Lívia Leoni