O Jornalismo é uma forma de conhecimento?

“O Jornalismo é uma forma de conhecimento?”

Espaço Experimental

Rádio Web UFPA

O Jornalismo é uma forma de conhecimento? Esse é tema do primeiro episódio da série de podcast denominada “Jornalismo em Pauta”. O trabalho, dividido em seis programas, é resultado da disciplina Teoria do Jornalismo, sob a orientação do professor Leandro Lage, da Faculdade de Comunicação da UFPA.

O podcast em destaque é baseado no texto “O Jornalismo é uma forma de conhecimento?”, do autor Eduardo Meditsch e, também, no artigo “A notícia como forma de conhecimento”, de Robert Park. Afinal, o jornalismo é ou não uma forma de conhecimento? O jornalismo  produz conhecimento ou somente reproduz conhecimento?  O que diferencia um fato produzido por um jornalista e por um historiador? São algumas das muitas reflexões abordadas sobre as várias formas de conhecimentos produzidas na sociedade.

Neste episódio, os estudantes André furtado e Gabriela Cardoso, que apresentam o podcast, conversam com o jornalista e pesquisador Guilherme Guerreiro Neto. Para ele, “o Jornalismo vai além do simples repasse de uma informação. De alguma forma, o Jornalismo estaria como uma das possibilidades de construção de conhecimento. O Jornalismo se abastece dos acontecimentos do presente, embora ele esteja sempre em diálogos com o passado e com projeções do que vem a seguir”.

Uma outra questão apresentada no podcast é a regulamentação da mídia tradicional no Brasil, que, ainda hoje, se concentra nas mãos de uma minoria, sendo comum um grupo político ser proprietário de vários veículos de comunicação. Assim, a regularização não diz respeito a censura de conteúdo, ao contrário, seria a organização do setor para que haja mais pluralidade de narrativas, fazendo com que o Jornalismo não seja apenas objetivo e parcial no sentido de destacar somente o que interessa aos donos das empresas.

O Jornalismo é uma forma de conhecimento? é um podcast produzido pelos estudantes da turma de Jornalismo 2022: Rebeca Reis, Julia Ladeira, Kauan Lima, Joyce Silva, Vitória Rodrigues, André Furtado e Gabriela Cardoso, sob a orientação do professor Leandro Lages.  Para entender melhor o papel do Jornalismo na atualidade, não perca está edição do Espaço Experimental.

Reportagem: Denily Carvalho