Rádio Web reprisa programas em homenagem à professora Denise Schaan

Pesquisadora renomada nacional e internacionalmente, Denise Schaan foi uma das lideranças da pesquisa arqueológica na Amazônia. No Museu Paraense Emílio Goeldi e na Universidade Federal do Pará, a professora atuou com projetos em diferentes sítios arqueológicos da região. Da Serra de Carajás a Santarém, do Marajó ao Acre.

Esta trajetória marcante foi agora interrompida com o falecimento da professora no último sábado, 03 de março. “A Arqueologia Amazônica está de luto com a partida repentina dessa competente pesquisadora”, lamenta o comunicado oficial da UFPA.

Para relembrar essa rica produção científica, a Rádio Web reapresenta esta semana dois programas que contaram com a participação da pesquisadora. No Universidade Multicampi com o tema “Arqueologia na Amazônia”, Denise Schaan relata suas experiências acadêmicas, desde a sua formação até um de seus trabalhos mais recentes voltado à pesquisa no sítio arqueológico de Santarém. No programa, ela aborda projetos que envolveram estudos sobre diferentes sociedades amazônicas: os marajoaras e os tapajônicos, abordando a importância da preservação do patrimônio desses povos.

Já no UFPA Pesquisa sobre Arqueologia, Denise Schaan participa ao lado da pesquisadora do Museu Emílio Goeldi, Maura Imazio da Silveira. Na entrevista, elas tratam do desenvolvimento do campo arqueológico como área de conhecimento, explicam os processos relacionados à pesquisa, além de abordarem a importância do Programa de Pós-Graduação em Antropologia para a formação de pesquisadores nessa área na região.

Os programas estão disponíveis neste site. Para conferir, basta clicar nas páginas do Universidade Multicampi e do UFPA Pesquisa. Além disso, os programas serão exibidos na programação regular da Rádio, a partir desta terça-feira, 06.

O Universidade Multicampi vai ao ar na terça-feira, às 10h e 21h; quinta-feira, às 15h; e sábado, às 19h. .E o UFPA Pesquisa vai ao ar quinta-feira, às 10h e 21h; sexta-feira, às 15h; e domingo, às 10h.