Arqueologia na Amazônia

O programa Universidade Multicampi traz nesta edição um bate-papo sobre pesquisas em arqueologia na Amazônia. No programa, conheça as características e os significados de objetos encontrados nos sítios arqueológicos do Marajó e do porto de Santarém.

Sobre o assunto o Prof. Joel Cardoso conversou com a Profª. Drª. Denise Pahl Schaan, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Antropologia, professora e pesquisadora da arqueologia Amazônica. Na entrevista, ela comenta o funcionamento do projeto intitulado “Salvamento Arqueológico do Sítio PA-ST-42: Porto de Santarém”. No local, Denise Schaan realiza pesquisas para datar a ocupação humana na foz do rio Tapajós.

Dados apontam que a região onde hoje funciona o Porto era habitada há cerca de 10 mil pelas populações indígenas tapajônicas. Reconhecidos por suas habilidades como artesãos, os Tapajós deixaram um rico patrimônio de peças cerâmicas marcadas por representações de humanos e animais.

Para saber mais sobre as populações marajoaras e tapajônicas, a importância do resgate do patrimônio arqueológico e os desafios da arqueologia na Amazônia, não perca esta edição do Universidade Multicampi.

Apresentação: Joel Cardoso
Produção: Jobson Marinho
Gravação e montagem: João Nilo Ferreira

O Universidade Multicampi vai ao ar às terças-feiras, às 10h e 21h.
Horários alternativos: Quinta-feira, às 15h, e sábado, às 19h.

Compartilhe !

Id:3631

Pular para o conteúdo