Mais de 30 programas para ouvir, refletir e celebrar a Consciência Negra

No dia 20 de novembro é celebrado o Dia da Consciência Negra, que também faz referência à morte de Zumbi dos Palmares. O líder quilombola foi morto nesta data em 1695 e se tornou um símbolo da resistência dos povos escravizados.

Apesar dos séculos de opressão, racismo e violência, além das inúmeras contribuições que os povos negros dão para a história brasileira, essa memória de lutas e cultura ainda é marginalizada. Com a lei n° 10.639, de 2003, que instituiu a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas; e a lei n° 12.519, que criou o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, o debate sobre a realidade racial no Brasil tem avançado.

Temas relevantes como o extermínio da juventude negra têm mobilizado movimentos sociais e pesquisadores em toda parte. A Universidade Federal do Pará, por exemplo, tem atuado em diversos projetos que visam promover o conhecimento sobre diversidade sociocultural, étnica e racial do Brasil e da Amazônia, além de trabalhos que colaboram na denúncia e combate das estruturas racistas da sociedade.

Que tal conhecer algumas dessas iniciativas? A Rádio Web UFPA selecionou 30 programas já exibidos na nossa programação que nos dão uma noção da diversidade de perspectivas e formas de atuação na luta contra as desigualdades, seja no campo da luta social, da pesquisa científica e da valorização artística e cultural.

Confira a seleção abaixo, que inclui debates sobre temas urgentes na promoção da igualdade racial, como o protagonismo negro, o respeito aos territórios quilombolas e a formação de professores para relações étnico-raciais, até a contribuição de vários artistas negras e negros para a música brasileira e mundial, como Elza Soares, Aretha Franklin, Chuck Berry, Jair Rodrigues, Mestre Verequete, Thais Badu e Dona Onete.

1 – UFPA Entrevista – Cinema, protagonismo e juventude na Terra Firme

2 – UFPA  Entrevista – Zélia Amador de Deus

3 – UFPA Entrevista – Vozes da Periferia

4 – UFPA Entrevista – Prolínguas: idiomas para graduandos em vulnerabilidade social, na UFPA