Prolínguas: idiomas para graduandos em vulnerabilidade social, na UFPA

“Prolínguas: curso de idiomas para graduandos em vulnerabilidade social”

UFPA Entrevista

Rádio Web UFPA

Prolínguas encerra inscrições nesta sexta-feira, 14 de julho. O edital, que oferece vagas gratuitas nos cursos livres de Inglês, Francês e Espanhol, é voltado para alunos de graduação da UFPA em vulnerabilidade socioeconômica e já devidamente inscritos e deferidos no Cadastro Geral de Assistência Estudantil (CADGEST).

Sobre o Prolínguas e todas as minucias do edital, nesta edição do UFPA Entrevista, a jornalista Elissandra Batista conversa com Bethânia Nascimento, assessora pedagógica na Coordenadoria de Integração Estudantil, que integra a Superitendência de Assistência Estudantil da UFPA.

Parceria entre a Saest e a Coordenadoria de Cursos Livres, da Faculdade de Línguas Estrangeiras Modernas (Falem-UFPA), o Prolínguas foi criado para agregar na formação dos discentes que não têm condições financeiras, considerando, especialmente, o valor econômico da maioria dos cursos de línguas estrangeiras ofertados nas escolas particulares de idiomas.  

“Quando a Saest criou o Prolínguas foi visando tudo isso, para que o aluno tenha a oportunidade de cursar um idioma, que, hoje, é tão fundamental dentro da formação de qualquer pessoa, ter pelo menos uma língua estrangeira associada ao seu currículo”, destaca Bethânia Nascimento.  

Desde 2022, a Saest vem trabalhando com o Cadastro Geral de Assistência Estudantil, que é o CADGEST. Assim, todos os alunos da UFPA – que precisam de uma bolsa, um auxílio ou qualquer outro serviço de assistência estudantil – devem estar inscritos e deferidos na plataforma, por onde é realizada a análise documental dos candidatos, de acordo com os critérios das políticas que regem à assistência estudantil.  

“Tem um período longo de análise da documentação porque a gente tem uma demanda de quase dez mil alunos que se inscrevem, por abertura de edital. Mas vale muito a pena porque a partir daí, o discente vai ficar com aquele cadastro válido por três anos, ou seja, durante esse período, ele vai poder se candidatar a qualquer serviço da Saest, sem precisar colocar todas as documentações que antes do cadastro eram necessárias, para cada edital”, explica a assessora pedagógica da Superintendência de Assistência Estudantil.                

Bethânia Nascimento ressalta, também, a importância de uma leitura minuciosa do edital do Prolínguas, que é publicado semestralmente. Nesta edição, os interessados podem optar pelos curso de nível básico das línguas inglesa, francesa e espanhola, na modalidade presencial e online. Assim, podem participar alunos da capital e do interior. E, além dos cursos básicos, o Prolínguas oferece a modalidade para conversação e, ainda, o curso instrumental, voltados, principalmente, para os estudantes que já estão concluindo a graduação.

Para conhecer e entender a importância do Prolínguas, além de todos os processos para inscrição no edital, não perca esta edição do UFPA Entrevista. E para ler o edital completo acesse: saest.ufpa.br/portal/. As inscrições são realizadas pelo www.sigaest.ufpa.br

Confira também: https://radio.ufpa.br/projetos/saest-e-voce/

Compartilhe !

Id:13749

Pular para o conteúdo