Grupo de Estudos Benedito Nunes

Nesta edição do UFPA Pesquisa conheça o trabalho de pesquisadores do Grupo de Estudos Benedito Nunes (GEBN). O grupo é vinculado ao Instituto de Letras e Comunicação (ILC) da UFPA e estuda assuntos das áreas de Literatura Brasileira, História da Literatura e Crítica Literária.

Benedito Nunes foi filósofo, crítico literário, escritor e professor universitário. Foi o responsável pela criação da Faculdade de Filosofia do Pará, posteriormente incorporada à Universidade Federal do Pará. Entre suas inúmeras obras reconhecidas, estão trabalhos sobre escritores de referência para a literatura paraense e brasileira, como Clarice Lispector, João Cabral de Melo Neto, Haroldo Maranhão e Inglês de Sousa, que são objetos de pesquisa do Grupo de Estudos Benedito Nunes.

No programa, as professoras Maria de Fátima do Nascimento e Elizangela Ribeiro de Oliveira explicam mais sobre o autor, a sua obra, sua atuação no cenário artístico-cultural brasileiro, bem como as abordagens dos projetos do GEBN, que valorizam a reflexão de Benedito Nunes sobre a literatura a partir de referências filosóficas.

“É uma crítica que vai ter um olhar muito atento para as condições do ser humano. Eu vejo, por exemplo, que o Benedito analisava as obras em que havia uma possibilidade dele pensar o ser humano. (…) Ele fez (crítica) daquelas que aquelas personagens, por exemplo tratavam de questões muito intimas do ser humano, as dores mais intimas que tem a ver com a Filosofia”, afirma Maria de Fátima do Nascimento, doutora em Teoria e História Literária e coordenadora do Grupo de Estudos.

Além disso, o UFPA Pesquisa trata das pesquisas realizadas pelo Grupo de Estudos Benedito Nunes no momento, como a análise da sátira nas obras de Haroldo Maranhão e a correspondência entre publicações de poetas paraenses e paulistas em revistas literárias dos anos 1940; tratam da importância da crítica para o pensamento literário e discutem sobre o papel do ensino da literatura nas disciplinas de língua portuguesa.

Para saber mais sobre o Grupo de Estudos Benedito Nunes, acesse o site e confira a programação da Ràdio Web UFPA!

Apresentação: Fabrício Queiroz
Produção e roteiro: Roberta Pureza e Helando Corrêa
Gravação e montagem: João Nilo e Lauro Feio

O UFPA Pesquisa vai ao ar todas as quintas-feiras, às 10h e 21h.
Horários alternativos de exibição: sexta-feira, às 15h / domingo: às 10h