Terapia Ocupacional e conceito Bobath Pediátrico

O UFPA Comunidade apresenta o projeto Terapia ocupacional e conceito Bobath Pediátrico: Assistência a crianças com desordens motoras. Recebemos a coordenadora do projeto, Thais Cabral, mestre em Saúde da Amazônia pelo Núcleo de Medicina Tropical da UFPA e terapeuta ocupacional da Universidade Federal do Pará, e a estudante de Terapia Ocupacional Bruna Dias, bolsista do projeto.

A terapia ocupacional é uma profissão da área da saúde voltada para a promoção da autonomia e independência de qualquer indivíduo que tenha alguma desordem dentro das suas ocupações. Já o Bobath Pediátrico é um conceito da área da terapia ocupacional, que tem como propósito atender crianças com desordens motoras. “Nosso público alvo são crianças com desordens motoras no sistema nervoso central, como paralisia cerebral, mielomeningocele, síndrome de down, entre outras”, declara a coordenadora do projeto.

De acordo com Thais, é importante ressaltar que o conceito Bobath exige uma formação, ou seja, não é qualquer profissional da área que pode aplica-lo. “Existem poucos centros que tem profissionais capacitados com esse conceito, então esse é um diferencial da universidade estar oferecendo esse serviço gratuitamente para a comunidade”, afirma.

Todos os atendimentos do projeto são realizados no ambulatório da Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFPA (FFTO), bem como em parcerias com outras unidades da universidade, a exemplo da Escola de Aplicação.

Além da realização dos atendimentos ambulatoriais na Escola de Aplicação, foram realizados também processos de consultoria para adaptação no ambiente escolar. “O objetivo do conceito Bobath é promover a funcionalidade da criança em todas as suas áreas de ocupação, sejam elas nas atividades de vida diária, no brincar, no contexto escolar, então nós podemos estar inseridos em todos esses sentidos”, declara Thais.

O atendimento do projeto Terapia ocupacional e conceito Bobath Pediátrico ocorre por meio de triagem realizada pela equipe. Para saber sobre os procedimentos de atendimento, entre em contato pelo telefone (91) 3201-8892 ou pelo e-mail bobathped.ffto@gmail.com, informando nome, idade e patologia da criança, além de número de contato.

Apresentação: Fabrício Queiroz
Produção e roteiro: Bruna Rocha
Gravação e montagem: João Nilo e Lauro Feio

O UFPA Comunidade vai ao ar às sextas-feiras, às 10h e 21h.
Horários alternativos: Domingo, às 15h, e terça-feira, às 15h.