Formação de professores para relações étnico-raciais em Bragança

O programa Universidade Multicampi recebe a professora doutora Raquel Amorim, da Faculdade de Educação, do campus de Bragança da Universidade Federal do Pará. No programa, ela comenta sobre o projeto de extensão Formação de professores para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História Afro-Brasileira e Africana.

O projeto surgiu das demandas da Lei nº 10.639/2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana no currículo da educação básica, sendo aplicado à realidade educacional do município de Bragança.

Essa intervenção político-educacional tem como foco a educação infantil, fundamental e de jovens e adultos. Os participantes da iniciativa são professores da Educação Básica da Secretária Municipal da Educação local, alunos da graduação, bolsistas, voluntários e professores da Faculdade de Educação e História.

Durante a entrevista, Raquel Amorim explica que as discussões sobre relações étnico-raciais trabalhadas partem da perspectiva do negro, que apesar de ser a maioria na sociedade brasileira, ainda é uma parcela populacional silenciada no âmbito escolar e demais espaços sociais. Por isso, o objetivo é promover a formação para a educação das relações étnico-raciais tendo como pontos importantes a sensibilização e construção de estratégias para combater as discriminações raciais.

No Universidade Multicampi, você acompanha também um bate-papo sobre os desafios relacionados à formação de professores no campus de Bragança; as estratégias adotadas para melhorar o processo de ensino e aprendizagem e as referências teóricas para essa área da educação.

Apresentação: Joel Cardoso
Produção e Roteiro: Graziela Ferreira
Gravação e montagem: João Nilo Ferreira

O Universidade Multicampi vai ao ar às terças-feiras, às 10h e 21h.
Horários alternativos: Quinta-feira, às 15h e sábado, às 19h.