Faculdade de Psicologia da UFPA: 50 anos

“Faculdade de Psicologia da UFPA: 50 anos”

UFPA Ensino

Rádio Web UFPA

A Faculdade de Psicologia da UFPA está em destaque nesta edição do UFPA Ensino. No programa, a jornalista Elissandra Batista conversa com a professora Fabiana Pereira, atual diretora da FAPSI. Em pauta, as conquistas, demandas e desafios na formação dos profissionais de psicologia, especialmente, na Amazônia.

Criado em 1973, o curso de Psicologia da UFPA é o primeiro da área na região amazônica. Ao longo desses 50 anos de trajetória, a Faculdade segue em constante atualização para se manter conectada às demandas sociais e aos avanços científicos e tecnológicos.

Atualmente, é o curso mais concorrido do processo seletivo da maior Universidade da região Norte do País. Além disso, é referência em ensino, pesquisa e extensão, oferecendo serviços de acolhimento psicológico para a comunidade interna e externa da UFPA.

Nesse contexto de desenvolvimento, a professora Fabiana Pereira afirma que antigamente o atendimento clinico era a principal demanda dos psicólogos, mas, hoje, percebe-se diversas possibilidades para a atuação desses profissionais no mercado de trabalho, incluindo as áreas educacional, hospitalar, organizacional, empresarial, experimental, comunitária, entre outras.

“Dentro do ambiente hospitalar, por exemplo, o psicólogo pode trabalhar diretamente com os processos de tratamento e acolhimento dos pacientes que sofreram grandes traumas, mas também pode trabalhar na área organizacional do hospital. No ambiente escolar também existe inúmeras possibilidades, tanto na parte organizacional dentro da escola, quanto diretamente com os alunos,” explica Fabiana Pereira.

Além disso, a diretora da Faculdade de Psicologia da UFPA comenta sobre os avanços em relação aos estigmas e preconceitos que já contribuíram para menosprezar a importância e os perigos das doenças mentais.

Na avaliação da professora, por muito tempo, os problemas mentais foram tratados como doenças da alma, não sendo considerados como algo sério e, assim, desvalorizando os processos de tratamento, reduzindo também a importância e o papel científico das terapias.

Questões que hoje já são abordadas de forma diferente com muito mais humanização e respeito. Uma realidade que aflorou, principalmente, durante a pandemia de Covid-19, quando a quebra de rotina e as mudanças de hábitos e comportamentos causaram grandes transtornos psicológicos na população mundial.

“Pra mim, eu digo que eu vou morrer e não vou ver isso acontecer, mas os profissionais de psicologia deveriam estar o tempo inteiro em todos os serviços que a gente oferece para atendimento ao ser humano”, reforça Fabiana Pereira.

Para saber mais sobre as conquistas e desafios na formação profissional, além das pesquisas e serviços desenvolvidos pela Faculdade de Psicologia da UFPA, e, ainda, conhecer e entender melhor a importância dos psicólogos na sociedade brasileira e amazônica, não perca esta edição do UFPA Ensino.

Apresentação: Elissandra Batista

Produção e roteiro: Lívia Leoni