O papel e a importância das ONGs no Brasil

O papel e a importância das ONGs no Brasil é o tema desta edição do UFPA Debate. Em todo o País, existem mais de 500 mil Organizações Não Governamentais, popularmente, conhecidas como ONGs. Elas fazem parte do Terceiro Setor que é formado por associações e entidades que desenvolvem atividades sem fins lucrativos.

Essas organizações atuam no setor social, da saúde, da educação, na proteção de crianças, adolescentes, mulheres, entre outros. Porém, é no setor ambiental que essa atuação ganha maior visibilidade, de acordo com estudos do Terceiro Setor.

E par discutir sobre o papel e a importância das ONGs No Brasil, o UFPA Debate convidou as ONGs Movimento República de Emaús, representado pelo coordenador de sustentabilidade, Jose Maria Amorim Dias; o Centro Artístico Cultural Belém Amazônia – ONG Rádio Margarida, representado pelo fundador e coordenador da Rádio, Osmar Pancera; a Associação Brasileira de ONGs (Abong), representada por Elisety Veiga Maia; e, ainda, Antônia Salgado da Rádio Popular Tapanã e do Jornal Resistência.

Exercendo papel de fundamental importância para sociedade, as ONGs atuam para suprir as ausências do poder público em várias áreas e setores. Um trabalho que ajuda diretamente na qualidade de vida de pessoas que se encontram em vulnerabilidade social, proporcionando nova realidade e perspectiva de futuro.

“As organizações que estão aqui presentes, já têm um passado histórico comprovado de serviços de utilidades públicas aqui nessa sociedade. Movimento de Emaús, mais de 50 anos; Rádio Margarida, quase 30 anos e a ISDDH mais de 40 anos. Então, estamos falando de instituições que trabalham com políticas públicas, trabalham com as questões de democracia, cidadania e direitos humanos. Trabalham com polí ticas públicas sem se apropriar do que é público”, destaca o fundador da Rádio Margarida, Osmar Pancera.

Para saber mais sobre o papel e a importância das ONGs no Brasil, não perca esta edição do UFPA Debate.

Apresentação: Fabrício Queiroz
Produção e roteiro: Glenda Duarte
Gravação e montagem: João Nilo
Supervisão e edição: Elissandra Batista e Fabrício Queiroz

O UFPA Debate vai ao ar segunda-feira, às 10h e 21h.
Horários alternativos: Quarta-feira, às 19h; e sábado, às 11h.

Compartilhe !

Id:7183

Pular para o conteúdo