Documento, história e memória: educação patrimonial em arquivos permanentes

Conhecer a história da cidade em que vivemos vai muito além de somente conhecermos os edifícios, as estatuas e as igrejas. É também conhecer a história dos locais em que estamos ajudando, assim, a formar cidadãos mais responsáveis pelo espaço de vivência e até mesmo preservar a história desses lugares. Pensando nisso, a Faculdade de Arquivologia da UFPA, em parceria com o Arquivo Público do Estado do Pará, desenvolve o projeto Documento, História e Memória: educação patrimonial em arquivos permanentes.

Para falar sobre o projeto, conversamos com a professora. Dra. Iane Batista; com a bolsista e estudante do curso de Arquivologia Bianca Gondim; e com a estudante do 3º ano  do ensino médio da escola Doutor Freitas do bairro do Umarizal, Hanne Marie Silva.

O projeto Documento, História e Memória tem como objetivo educar os jovens das escolas públicas para entenderem e valorizarem o patrimônio documental e mostrar o quão isso é importante para a identidade de uma sociedade. “Nós, através dos documentos, podemos conhecer a história da nossa cidade, do nosso estado, do nosso país e, a partir disso, conhecer nossa identidade”, diz a Hanne Marie.

Ao longo do programa, as convidadas discutem a noção de patrimônio, que vai muito mais além da arquitetura, dos prédios e das estátuas, como o senso comum nos faz pensar. “A Constituição de 1988 teve um papel fundamental nesse processo, porque ela inclui o documento como parte do patrimônio histórico da sociedade. Ela amplia o conceito de ‘patrimônio’ para além desse patrimônio de cal e pedra, que são as igrejas barrocas, os prédios públicos, e também dessa concepção de patrimônio imaterial que são os modos de saber e passa a incluir o documento como patrimônio”, explica a coordenadora do projeto Iane Batista.

Nesse sentido, se destaca o papel da educação patrimonial que pode ocorrer em vários ambientes, não somente nas escolas. A ideia do projeto é de futuramente ampliar os espaços onde são feitas as discussões sobre a educação patrimonial e divulgar ainda mais para a sociedade a importância do patrimônio documental.

Para conhecer ainda mais sobre o projeto Documento, História e Memória: educação patrimonial em arquivos permanentes, não perca esta edição do UFPA Comunidade!

Apresentação: Fabrício Queiroz
Produção e roteiro: Thiago Vasconcellos e Victor Lorran