Educação em ambiente não escolar na região bragantina

A realidade da educação em ambiente não escolar na região bragantina é destaque nesta edição do Universidade Multicampi. No programa, a convidada é a professora e mestra em Biologia Ambiental Marcilênia Ribeiro, que atua na coordenação do projeto e na secretária de cultura do município de Viseu.

No programa, ela esclarece as diferenças entre a educação de acordo com os ambientes educacionais, que pode ser de três tipos: a formal (dentro das instituições de ensino), a não formal (dentro de instituições sociais, por exemplo a Pastoral da Criança) e a informal (dentro de casa). Segundo a professora, a educação em ambiente não escolar privilegia a discussão de temas transversais como a educação sexual, a educação para o trânsito, a educação alimentar, entre outros, que dão suporte a atuação social de diversas instituições que atuam na região.

Marcilênia Ribeiro trata também da importância da didática dentro da formação do professor, do pedagogo e do licenciado mesmo que alguns alunos ainda não tenham percebido a importância da mesma. “Quando ele (professor) vai pra escola, pro sistema educacional ele precisa muito da formação da didática, é uma das disciplinas que eu trabalho com muito carinho, com muito prazer porque é preparar o professor de fato pra vida da docência”, explica.

A professora discute ainda a importância da formação continuada. Ela explica que, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o professor deve ir para além da licenciatura, ele precisa de complementações e capacitações como as especializações, o mestrado, o doutorado para que possa aperfeiçoar o que foi aprendido e desenvolvido na licenciatura.

Para saber mais sobre Educação em ambiente não escolar na região bragantina, além das questões ligadas a representação da mulher e étnico-raciais na região de Viseu, não perca esta edição do Universidade Multicampi.

Apresentação: Joel Cardoso
Produção: Roberta Pureza
Gravação e montagem: João Nilo Ferreira
Imagem: Grupo Escoteiro Sebastião Pereira (Bragança-PA)

O Universidade Multicampi vai ao ar às terças-feiras, às 10h e 21h.
Horários alternativos: Quinta-feira, às 15h; e Sábado, às 19h.