A História do Rádio no Mundo

“A História do Rádio no Mundo”

Espaço Experimental

Rádio Web UFPA

A História do Rádio no Mundo é o tema do primeiro episódio da série de podcast denominada “Ondas do Rádio”, que também destaca a História do Rádio no Brasil e no Pará, além das transformações do rádio AM para o FM, e, ainda, a importância e o papel das rádios comunitárias no Brasil.

As temáticas estão divididas em cinco programas resultados da disciplina Introdução ao Radiojornalismo, ministrada pela professora Netília dos Anjos Seixas, da Faculdade de Comunicação da UFPA. O objetivo dos trabalhos realizados em 2022, ano em que se celebrou os 100 anos do rádio no Brasil, foi envolver os alunos na busca de informações sobre o veículo que revolucionou a comunicação no século XX.

Assim, no primeiro episódio A História do Rádio no Mundo, em três blocos, as estudantes Isabelle Barbosa, Isabella Simplício, Melyssa Almeida, Jackeline Costa e Amanda Christina, que apresentam o programa, destacam os momentos históricos que impulsionaram o avanço tecnológico na chamada era do rádio.

Dessa forma, as narradoras apresentam uma linha do tempo da radiodifusão, ressaltando os impactos nos grandes acontecimentos históricos, incluindo a monopolização da tecnologia a serviço da militarização na Primeira e Segunda Guerra Mundial. O programa ressalta também o papel do rádio como instrumento de propaganda durante a Guerra Fria e suas disputas tecnológicas, ideológicas e econômicas, lideradas pelos Estados Unidos, no lado capitalista, e pela União Soviética, no lado socialista.

De modo simples, com trilhas e sonoplastias que remetem os ouvintes às primeiras transmissões radiofônicas, o podcast conta ainda como essa forma de comunicação foi se expandindo e conquistando um público fiel mundo a fora. Da rádio BBC na Inglaterra, passando pela Deutsche Welle, na Alemanha, até a Rádio Nacional no Brasil. Sem esquecer a credibilidade do famoso noticiário Repórter Esso, que durante muitos anos foi a principal fonte de informação para o povo brasileiro, anunciando inclusive o fim da Segunda Guerra Mundial.

A História do Rádio no Mundo chega ainda aos dias atuais ressaltando que  mesmo com todos os avanços e transformações em relação aos veículos de comunicação, o rádio se mantem vivo. E com a expansão da Internet, também  migrou para a Web contribuindo para a propagação das emissoras, já que agora é possível ouvir e até assistir os programas radiofônicos de qualquer lugar do mundo, bastando ter acesso à Rede Mundial de Computadores.  

“Não existe essa preocupação de que o rádio vai deixar de existir, ele perde a potência, perde um pouco da aura. É difícil a gente ter um público jovem que ouça rádio normal, o rádio tradicional como era antigamente, mas está todo mundo ouvindo rádio pelo celular. As novas tecnologias vão surgindo, os meios de comunicação vão se adequando, novos formatos vão sendo criados e o rádio continua firme e forte”, comenta a jornalista Elissandra Batista, entrevistada no programa.   

A História do Rádio no Mundo  é um podcast produzido pelas estudantes da turma de Jornalismo 2021: Isabelle Barbosa, Isabella Simplício, Amanda Christina, Jackeline Costa e Melyssa Almeida, sob orientação da professora Netília dos Anjos Seixas. Para saber mais sobre o surgimento do rádio no Brasil e no mundo, não perca está edição do Espaço Experimental

Reportagem: Denily Fonseca

Compartilhe !

Id:13811

Pular para o conteúdo