Publicidade e Saúde

“Publicidade e Saúde”

UFPA Pesquisa

Rádio Web UFPA

Publicidade e Saúde é o tema em destaque nesta edição do UFPA Pesquisa. No programa, a jornalista Elissandra Batista bate um papo com o professor doutor Sandro Torres, do Departamento de Expressão e Linguagens (DEL) da Escola de Comunicação (ECO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e, também, do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

No UFPA Pesquisa, Sandro Torres destaca o papel da comunicação publicitária para a promoção da saúde e do bem-estar coletivo, destacando a falta de eficiência das campanhas informativas de caráter publicitário. “Atualmente nós temos a transmídia permitindo que o mesmo conteúdo atravesse vários canais e plataformas. Assim, eu acho que um dos principais problemas hoje é que continuamos fazendo publicidade de saúde apenas na televisão, no rádio, em outdoor, em banners para a internet, pensando que é o suficiente”, explica Sandro Torres.

Nesse sentido, vale ressaltar a lógica utilizada pelas agências de publicidade que levam em consideração as profundas transformações da cultura digital, com o objetivo claro de atrair o público-alvo, aumentar o consumo e, consequentemente, garantir sucesso financeiro e econômico para as marcas corporativas.

Para o professor Sandro Torres, a ideia é deixar para trás a velha lógica da mídia de massa, que tem suas raízes no século XX, e adotar estratégias mais alinhadas com a era digital, integrando o cidadão em um circuito publicitário que, de certa forma, lembra a forma como as marcas corporativas envolvem os consumidores.

Dessa forma, assim como as marcas corporativas se adaptaram para engajar os consumidores em um mundo digital, as instituições públicas podem adotar uma abordagem semelhante para promover não apenas os serviços oferecidos pelos órgãos governamentais, mas, principalmente, a saúde e o bem-estar da população.

Diante desse cenário, o pesquisador pontua a atuação do Laboratório de Comunicação Publicitária Aplicada à Saúde e à Sociedade (Compasso-ECO/UFRJ), que ele coordena. O Compasso visa selecionar, analisar e criticar a propaganda governamental direcionada para a promoção da saúde e do bem-estar coletivos, em especial às populações em situação de vulnerabilidade.

Além disso, a missão do Laboratório é propor projetos de comunicação eficientes com foco em agentes comunitários, profissionais de saúde, educadores e lideranças comunitárias. Por exemplo, ao abordar o tema das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), a pesquisa  se estende à psicologia, serviço social, saúde coletiva, enfermagem, além de outras disciplinas, permitindo identificar o que a população realmente precisa saber e compreender sobre o tema da saúde.

“Com base nessa pesquisa abrangente, desenvolvemos uma campanha publicitária que visa não apenas corrigir os erros identificados nas campanhas anteriores, mas, também, incorporar as orientações fornecidas por nossos parceiros multidisciplinares. O objetivo é criar uma campanha eficaz que seja informada pela expertise de diversas áreas do conhecimento e que realmente atenda às necessidades da população”, ressalta Sandro Torres.  

Para entender melhor os desafios e estratégias dos processos sobre Publicidade e Saúde no Brasil, não perca o UFPA Pesquisa.

Apresentação: Elissandra Batista

Produção: Lívia Leoni

Gravação e montagem: João Nilo

Supervisão e edição: Elissandra Batista

Compartilhe !

Id:13990

Pular para o conteúdo