Saúde mental pelas ondas do rádio

“Saúde mental pelas ondas do rádio”

Rádio Web UFPA

Saúde mental pelas ondas do rádio é o tema em destaque nesta edição do UFPA Entrevista. No programa, a jornalista Elissandra Batista conversa com a coordenadora de Integração Estudantil da Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST), Daniele Dorotéia, e com o professor da Faculdade de Psicologia da UFPA, Márcio Mariath Belloc, que é coordenador do projeto de pesquisa Promoção e Proteção da Saúde Mental e do Bem-Viver Amazônida.

No bate-papo, os professores destacam como surgiu a parceria entre a SAEST e o projeto “Narrativas e Cuidados Coletivos nas Ondas do Rádio”, que é uma extensão do trabalho de pesquisa do professor Márcio Mariath Belloc. Além disso, os convidados explicam os processos de implantação, os objetivos, as expectativas e os desafios de ecoar as diversas narrativas amazônicas nas ondas do rádio.

Assim, de acordo com os professores, a produção de um programa de rádio, em formato de podcast, pretende ampliar as vozes, as histórias e as vivências dos discentes em vulnerabilidade na UFPA, especialmente dos alunos atendidos pela SAEST. É uma estratégia coletiva de prevenção, promoção e acolhimento mental, visto que muitos estudantes adoecem por não terem um espaço acolhedor ou terem suas histórias negadas e silenciadas na universidade, gerando um sofrimento psíquico.

“A gente pensou em aproximar essas relações e trazê-los para esse movimento junto conosco, para levar essas discussões sobre o bem-estar e o bem-viver em uma perspectiva na qual nossos estudantes possam refletir sobre suas vidas, suas histórias dentro da universidade e a partir de sua própria realidade, seus desejos e suas alegrias, mas também suas dificuldades, especialmente trazendo suas ancestralidades e suas histórias locais, de seus territórios,”  explica a professora Dorotéia.

Para isso, toda a estrutura do programa radiofônico será construída com os discentes durante as reuniões de pauta para definir as temáticas que serão abordadas através da transmissão oral e dos cuidados que caracterizam a cultura amazônida. A ideia é que as temáticas abordadas no podcast gerem o sentimento de pertencimento como uma forma de cuidado com a saúde mental dos estudantes e de toda a comunidade academica.

“A ideia é unir todas essas evidências em um dispositivo, como os programas de rádio e podcasts podem ter, para promover e proteger a saúde mental, mas também destacar essa característica cultural amazônica de proteção e cuidado. Pode ser, por exemplo, um programa sobre o brega, o tecnobrega, ou um programa falando das possibilidades de lazer e criação da própria cultura paraense e do fortalecimento de suas raízes,” ressalta o professor Márcio Mariath Belloc.

Para conhecer e saber como participar do projeto Narrativas e Cuidados Coletivos nas Ondas do Rádio, não perca esta edição do UFPA Entrevista.