Retorno ao ensino presencial na UFPA

Nesta edição do UFPA Ensino, falamos do período letivo de 2022, que marca o retorno ao ensino presencial na Universidade Federal do Pará. Quem trata desta nova fase das atividades na UFPA é a pró-reitora de ensino de graduação, professora Marília Ferreira.

A pró-reitora avalia que o Ensino Remoto Emergencial (ERE), adotado desde o segundo semestre de 2020, foi necessário para garantir que os discentes tivessem a oportunidade de dar continuidade aos seus cursos e também concluir a graduação. Para Marília Ferreira, embora esse tenha sido um período de grande aprendizagem, também foi desafiador e cansativo, devido às dificuldades que professores e alunos enfrentaram para a adaptação ao ensino remoto.

Um dos aspectos levado em consideração para o retorno ao ensino presencial na UFPA foi o aumento das taxas de evasão dos cursos. De acordo com a pró-reitora, o ERE teve uma boa adesão, mas, ao mesmo tempo, muitas dificuldades foram percebidas. Um dos desafios era o acesso de alunos dos regimes intervalares que moram distante do polo ou campus universitário onde estudam.

Desde que a pandemia foi declarada, a administração superior da Universidade formou um Grupo de Trabalho sobre o Coronavírus para avaliar a situação da disseminação da doença no estado e as medidas sanitárias necessárias. Um dos resultados foi a implantação do sistema de bandeiramento nos campi. Recentemente, com o avanço da vacinação avançou e a queda do número de mortes por Covid-19, viu-se a oportunidade do regresso.

“Nós temos muita segurança nesse retorno, e nós acreditamos que a informação é uma grande aliada. Então, todos os nossos professores, servidores estão bastante informados de que, apesar do retorno presencial, nós precisamos ainda ter os devidos cuidados”, afirma a pró-reitora Marília Ferreira.

Entre os cuidados adotados para o retorno ao ensino presencial na UFPA estão a exigência do comprovante vacinal para técnico-administrativos, docentes e estudantes veteranos e calouros. É obrigatório o uso de máscaras durante as atividades, além de que se recomenda a higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool em gel e evitar aglomerações de pessoas.

Para a professora, este é um passo importante para que se estabeleça uma situação de normalidade semelhante à antes da pandemia, mas que exige que toda a comunidade acadêmica compartilhe suas responsabilidades e o cuidado pela saúde e o bem do próximo.

Para saber mais sobre o retorno ao ensino presencial na UFPA e o período letivo 2022, confira a íntegra desta edição do UFPA Ensino.

Apresentação, produção e roteiro: Fabrício Queiroz

Gravação e montagem: João Nilo e Denize Ramos