Combate à pandemia da desinformação

Combate à pandemia da desinformação é o título do programa em destaque nesta edição do Espaço Experimental. O objetivo da produção, realizada nas aulas do laboratório de radiojornalismo da Facom/UFPA, é esclarecer aos ouvintes o que é fato e o que é fake nas informações espalhadas pelas redes sociais.

Vale ressaltar que a pandemia de Covid-19 já causou milhares de mortes no Brasil e no mundo. E um dos fatores agravantes nesse contexto pandêmico foram as fake news que, disseminadas nas redes sociais, trouxeram desinformação, medo e riscos para a vida de grande parte da população.

Essa realidade obrigou diversos veículos de comunicação a criar programas e espaços dedicados a esclarecer e a desmascarar as notícias falsas sobre a pandemia. Uma dessas propostas é o Plantão Covid eu Informo, produção da Agencia Lupa em parceria com rádios comunitárias e universitárias de todo o Brasil, incluindo a Rádio Web UFPA que disponibiliza 182 boletins do Plantão Covid na programação e também aqui no site.

E agora, os nossos ouvinte também podem ficar bem informados no Espaço Experimental que apresenta o Combate à pandemia da desinformação. Apresentado por Nayan Aviz e Ana Rosa Batista, o programa traz reportagens sobre as principais fake news que circularam nos grupos de família e amigos no auge da pandemia. As mentiras sobre o uso de medicações ineficazes contra doença, o surgimento da variante Ômicron, o esquema vacinal e testagem para covid-19 na região metropolitana de Belém são algumas das pautas em destaque.

O programa Combate à pandemia da desinformação é um trabalho da turma de 2019, na disciplina de Radiojornalismo da Facom/UFPA. Participam da produção os estudantes Nayan Aviz, Ana Rosa Batista, Frida Menezes, Andreia Santana e Emile Melo, sob a orientação da professora Netília Seixas.

Você ouve o Combate à pandemia da desinformação nos horários destinados ao Espaço Experimental.
Terça-feira – 23h
Quinta-feira – 23h