Atividades lúdicas para o currículo da escola no campo

Atividades lúdicas para o currículo da escola no campo é o assunto em destaque nesta edição do Universidade Multicampi. Sobre o projeto de extensão, o professor Joel Cardoso conversa com o coordenador Leonildo Nazareno do Amaral Guedes, da Faculdade de Educação da UFPA, no campus de Breves, ilha do Marajó.

No programa, o professor Leonildo ressalta ainda que, ao longo de sua experiência acadêmica no mestrado e no doutorado, foi a fundo nas pesquisas a respeito da prostituição e da exploração sexual femininas no município de Breves, partindo do ponto de vista das mulheres que vivenciam essa realidade.

Além da atuação na UFPA como docente, Leonildo compartilha ao longo da entrevista o trabalho que desenvolve na educação infantil como coordenador pedagógico, relembrando projetos lúdicos e culturais que foram desenvolvidos para aproximar a sociedade e seus costumes, além do apoio às escolas envolvidas nas atividades. Assim, o projeto de extensão Atividades lúdicas para o currículo da escola no campo é realizado desde 2017 nas escolas das regiões rurais de Breves, e é composto pelas bases da ludicidade como meio de aprendizado.

“Quando pensamos em currículo, pensamos em uma grade curricular da escola. Mas o ‘currículo’ vai além dessa relação. Pensamos na formação de toda uma geração, e para isso precisamos de toda a riqueza cultural disponível na nossa região, no sentido nacional e até internacional. Observando bem o princípio da atividade lúdica, ela é revolucionária. Quando vemos uma criança brincando, uma brincadeira de faz-de-conta, ela procura entender e transformar a sua realidade”, reflete o professor Leonildo a respeito das bases formadoras do projeto.

Para saber mais sobre o projeto Atividades lúdicas para o currículo da escola no campo confira esta edição do Universidade Multicampi.

Apresentação, produção e roteiro: Joel Cardoso

Imagem: https://cdn.brasildefato.com.br/media/5648f8f81a4747f37157898788aec197.jpg