Busca Ativa Escolar no combate à evasão na Amazônia

“Busca Ativa Escolar no combate a evasão na Amazônia”

UFPA Entrevista

Rádio Web UFPA

Busca Ativa Escolar é uma ferramenta tecnológica disponibilizada pelo Fundo das Nações Unidas pela Infância (UNICEF) para incentivar o retorno de crianças e adolescentes às escolas brasileiras e amazônicas. Sobre o tema, a jornalista Elissandra Batista conversa, nesta edição do  UFPA Entrevista, com Nayana Goés, consultora especialista em educação do UNICEF, em Belém. 

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios durante a pandemia (PNAD Covid), só no Pará, mais 600 mil crianças e adolescentes, entre 6 e 17 anos, não frequentaram a escola no ano de 2020. Além disso, os impactos da pandemia na educação, segundo estudos do UNICEF, agravaram diversos problemas relacionados à aprendizagem e à evasão escolar.

O documento do Fundo das Nações Unidas pela Infância apresenta o cenário da crise global da educação. No Brasil, o estudo revela que, em vários estados, cerca de três em cada quatro crianças do 2º ano do ensino fundamental estão fora dos padrões de leitura. Esse número está acima da média de uma em cada duas crianças, antes da pandemia.

Além disso, em todo o País, um em cada dez estudantes de 10 a 15 anos relatou que não planeja voltar às aulas na reabertura das escolas. Em novembro de 2020, foram registrados mais de 5 milhões de meninas e meninos sem acesso à educação, uma situação semelhante ao início dos anos 2.000.

Diante desse cenário, segundo o UNICEF, crianças entre 6 e 10 anos são as mais afetadas pela exclusão escolar na pandemia. E esses impactos nos processos de alfabetização vão se refletir em uma série de consequências negativas ao desenvolvimento de meninas e meninos, por muitos anos.

E é para tentar reverter essa realidade tão delicada na educação brasileira, especialmente na Amazônia, que o Fundo das Nações Unidas pela Infância disponibiliza para os municípios ferramentas tecnológicas que estão contribuindo com o retorno seguro de crianças e adolescentes às escolas.

No Pará, os municípios que adotaram a estratégia Busca Ativa Escolar já somam 121 prefeituras, e juntas acumulam aproximadamente 7.000 rematrículas na plataforma. Ou seja, 7.000 registros de crianças e adolescentes identificados em situação de evasão ou em risco de abandono escolar que retornaram às atividades escolares por meio das iniciativas. Além disso, mais de 15 mil casos estão sendo investigados e analisados por meio da Busca Ativa Escolar nos municípios paraenses.

Para entender melhor as consequências da pandemia de Covid 19 na educação brasileira, e as ações que precisam ser implementadas para garantir  o direito ao ensino-aprendizado com qualidade para crianças e adolescentes, especialmente no Pará, não perca esta edição do UFPA Entrevista.  

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