PS 2022 tem 6.546 aprovados. Confira o listão!

A Universidade Federal do Pará (UFPA) divulgou, nesta quarta-feira, 23 de fevereiro, o listão dos(as) 6.546 candidatos(as) classificados(as) no Processo Seletivo 2022 (PS 2022). Foram preenchidas cerca de 87% das 7.541 vagas disponibilizadas em 197 ofertas de cursos, distribuídas nos 12 campi da UFPA. O vestibular contou com 54.576 estudantes inscritos(as) homologados(as) e 43.724 isenções da taxa de inscrição. Em 2022, foram ofertadas 186 vagas a mais que no ano anterior.

Ao todo, 24.752 candidatos(as) não foram classificados(as) e outros(as) 23.278 foram eliminados(as) por falta ou insuficiência de pontos em uma das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Dos(as) 6.546 classificados(as), 5.016 (76,6%) se inscreveram para concorrer a vagas pelo sistema de cotas e 1.530 (23,4%) concorreram apenas a vagas de ampla concorrência.

Os(As) candidatos(as) residentes no estado do Pará ocuparam 98% das vagas (6.416). As demais 130 vagas foram preenchidas por candidatos(as) oriundos(as) de outros 20 estados brasileiros, com destaque para o Tocantins (29 candidatos/as), o Amapá (27) e Rondônia (18). 51.803 (95%) inscritos(as) ainda receberam bônus de 10% em sua nota no Enem por terem cursado o ensino médio integralmente em um dos estados da Região Norte.

“A celebração da chegada de calouras e calouros, em um cenário de pandemia, é ainda mais significativa, considerando todas as dificuldades vividas pelos estudantes e as restrições enfrentadas pelas universidades nos últimos anos. Garantir o ensino superior para mais de seis mil jovens é uma vitória não só da universidade e dos estudantes, como de toda a sociedade. Os dados deste ano em todas as universidades refletem a realidade enfrentada pela população, com menor número de inscritos no Enem e nos vestibulares, notas menores e sobra de vagas maior em relação aos anos anteriores. Precisaremos avaliar esses indicadores para superar os impactos da pandemia na educação no país”, avalia o reitor Emmanuel Zagury Tourinho.

Primeiros colocados – Dos(as) dez primeiros(as) colocados(as) gerais em 2022; oito são calouros(as) do curso de Medicina/Belém, um do curso de Medicina/Altamira e uma do curso de Direito/Belém. Confira os nomes dos(as) dez primeiros(as) colocados(as).

1º – Lucas Correa Modesto – Medicina/Belém
2º – Allan Garcia Cavalcante e Silva – Medicina/Belém
3ª – Livia Oliveira Rickmann – Direito/Belém
4ª – Glendse Giovanna Costa Pinheiro – Medicina/Belém
5º – Lelio Libanio Soares – Medicina/Altamira
6º – Hugo Ferreira Mendes – Medicina/Belém
7º – Gabriel Ribeiro de Souza – Medicina/Belém
8º – Lucas Quaresma Martins – Medicina/Belém
9ª – Beatriz Furtado Lourenço – Medicina/Belém
10º – Rafael Malcher Meira Rocha – Medicina/Belém

Listão virtual – Como no ano passado, a divulgação do listão foi exclusivamente virtual. Minutos antes da liberação do listão, às 15h, foi divulgada uma mensagem do reitor da UFPA, no portal e nas redes sociais da Instituição. Em seguida, o listão foi publicado no endereço listao.ufpa.br.

Habilitação – Já está disponível, para consulta dos(as) calouros(as), no site do Centro de Registros e Indicadores Acadêmicos (CIAC), o edital de habilitação ao vínculo institucional . Os(As) estudantes devem fazer a leitura completa do edital com atenção. O sistema de Cadastro Online de Calouros (coc.ufpa.br) abrirá já nesta quinta-feira, 24 de fevereiro, para a primeira etapa da habilitação, que é o preenchimento de dados pessoais e a submissão de documentos obrigatórios para o perfil de vaga ocupada. Leia mais detalhes da habilitação nesta matéria no Portal da UFPA.

Reoferta – Neste ano, 995 vagas não foram preenchidas no PS, sendo 123 destinadas a Pessoas com Deficiência. Essas vagas remanescentes (excluindo as adicionais para PcD) serão disponibilizadas para reoferta, um procedimento criado no PS 2022 para melhor e mais rápido aproveitamento de vagas remanescentes. Os(As) candidatos(as) não classificados(as) nos cursos inicialmente escolhidos poderão se candidatar às vagas da reoferta. O Centro de Processos Seletivos publicará, nesta quinta-feira, 24 de fevereiro, às 14h, os cursos e a quantidade de vagas disponíveis, assim como anunciará a abertura do sistema para candidatura, que ficará aberto por 72 horas.

Período de ingresso – O início das aulas dos(as) calouros(as) ocorrerá conforme o calendário acadêmico da UFPA em 2022, disponível no site da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da UFPA (Proeg). Os cursos com ofertas para a primeira entrada já iniciam no próximo dia 14 de março. A Semana do Calouro está prevista para o período de 14 a 18 de março. Em breve será amplamente divulgada a programação.

“O ingresso na universidade é um momento muito especial para uma pessoa, por esta razão, quero calorosamente dar as boas-vindas aos(às) novos(as) estudantes da Universidade Federal do Pará, os(as) quais caminharão, nos próximos anos, rumo à sua qualificação profissional, plena de crescimento no plano pessoal. As vivências no mundo acadêmico são importantes para forjar homens e mulheres cientes de seu papel na sociedade”, celebra a professora Marília Ferreira, pró-reitora de ensino de graduação da UFPA.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA