Jair Rodrigues

Nesta edição do Memória Musical, relembre a trajetória do dono do sorriso mais contagiante da MPB, Jair Rodrigues.

Jair Rodrigues de Oliveira nasceu no dia 06 de fevereiro de 1939, em Igarapava, interior de São Paulo e teve diversas profissões, sendo engraxate, mecânico e pedreiro, até iniciar no mundo da música como cronner em 1957. Em 1960, o cantor se mudou para a capital paulista para trabalhar e participar de programas de calouros e, na época, conseguiu o primeiro lugar no programa de Cláudio Luna, na Rádio Cultura.

Em 1962, Jair Rodrigues lançou suas primeiras gravações como “Brasil Sensacional” e “Marechal da Vitória”, feitas especialmente para a copa do mundo daquele ano. Depois de dois anos, Jair Rodrigues lançou seu primeiro disco oficial, intitulado “O samba como ele é”

Ainda em 1964, o cantor lançou seu segundo álbum intitulado “Vou de samba com você”, que conta com a música “Deixa isso pra lá” que trouxe fama a Jair. A canção é um marco da cultura popular e é considerada o primeiro rap brasileiro.

Com o sucesso, o cantor começou a participar de diversos programas de TV, onde conheceu Elis Regina, com quem teve uma grande parceria que rendeu três volumes do disco “Dois na bossa” e o programa “O fino da bossa” na TV Record.

Em 1966, Jair Rodrigues venceu o segundo festival de música popular brasileira, com a música “Disparada”, dividindo o primeiro lugar com Chico Buarque que se apresentou com a música “A banda”.

Ao longo da carreira, Jair Rodrigues lançou mais de 50 trabalhos que transitam entre o samba, a música sertaneja e o romantismo. Em 2006, a trajetória do cantor foi homenageada no 4º prêmio Tim de Música. No mesmo ano foi indicado ao Grammy Latino na categoria álbum de samba brasileiro.

Alguns sucessos da carreira como: “O morro não tem vez”, “Disparada”, “A majestade o sabiá” e “Deixa isso pra lá”, você confere nesta edição especial do Memória Musical.

Apresentação: Áurea Garcia e Elyne Oliveira
Produção e roteiro: Áurea Garcia
Gravação e montagem: Lauro Feio
Direção: Elissandra Batista e Fabrício Queiroz

O Memória Musical vai ao ar às sextas-feiras, às 17h e 23h.
Horários alternativos: sábado, domingo e terça-feira, às 13h e 22h.

Compartilhe !

Id:6801