Visitação em parque zoológico

Você já visitou os parques zoológicos de Belém? Esse é o tema desta edição do UFPA Comunidade. Criado pela Faculdade de Turismo da UFPA (FACTUR) em 2016, o projeto Visitação em Parque Zoológico: educação ambiental, ecologia e zoologia na Amazônia movimenta o turismo no Museu Emilio Goeldi, o mais antigo museu do país atualmente.

Segundo o coordenador, Prof. Dr. Fabrício Mendes, a iniciativa é um retorno ao investimento do museu na formação de profissionais locais, além de ser uma oportunidade muito importante para que os alunos tenham a experiência do mercado de trabalho. “Eu quero que os alunos saiam dos muros da universidade para eles enfrentarem o que é, indiretamente, o mercado de trabalho”, afirma o professor.

Para Estefany Ferreira, bolsista do projeto, o mais importante é transmitir o conhecimento que eles adquirem, sobre o parque e a natureza que vive nele, para todos os visitantes que participam. O bolsista, Renan Gomes, concorda com a colega e completa, “aprendi bastante sobre a fauna, a flora, a história do nosso estado e do país. Isso é muito importante para nós que estamos nos formando em turismo”.

Segundo o coordenador, a época do Círio é a mais desafiadora para o projeto. De acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese/PA), Belém receberá 83 mil turistas para o Círio 2019. “No ano passado, recebemos no parque zoobotânico do Goeldi cerca de seis a oito mil pessoas só em um sábado”, comenta Fabrício Mendes.

O sucesso do projeto Visitação em Parque Zoológico com os turistas se deve, segundo os bolsistas, pela grande exuberância da natureza no Museu Goeldi, aspecto que chama atenção em meio a uma cidade do porte de Belém. “Eles começam a tirar foto de cada folha, cada planta, o verde, os animais. A onça pintada e os macacos são atrativos que sempre geram aglomerações”, afirma Renan.

Para descobrir mais sobre essa iniciativa encantadora e descobrir como participar, não perca esta edição do UFPA Comunidade.

Apresentação: Elissandra Batista
Produção e roteiro: Thiago Vasconcellos
Gravação e montagem: João Nilo e Karla Guimarães
Supervisão e edição: Elissandra Batista e Fabrício Queiroz
Foto: Reprodução Instagram @projetovpz

O UFPA Comunidade vai ao ar às sextas-feiras, às 10h e 21h.
Horários alternativos: Domingo, às 15h, e terça-feira, às 15h.

Compartilhe !

Id:6806

Pular para o conteúdo