Educação Inclusiva e o Ensino de Pessoas com Deficiência

Nesta edição do UFPA Ensino tratamos do tema Educação Inclusiva e o Ensino de Pessoas com Deficiência. No programa, discutimos as distinções entre educação inclusiva e educação especial e os desafios para a garantia desse direito para pessoas com deficiência.

No Brasil, 1,3 milhão de pessoas com deficiência estão matriculadas no sistema regular de ensino. De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão, o país deve adotar um sistema educacional inclusivo, porém, em 2020, o Governo Federal lançou a nova política nacional de educação especial.

A medida causou polêmica e, por isso está suspensa e em debate no Supremo Tribunal Federal, que julga se ela visa criar um sistema educacional segregado para pessoas com deficiência. O tema também voltou à tona após o atual ministro da educação, Milton Ribeiro, declarar que crianças com deficiência atrapalhariam o ensino dos demais estudantes e que seria impossível a convivência com algumas crianças com um “certo grau de deficiência”.

Durante o programa, abordamos as questões envolvendo a Educação Inclusiva e o Ensino de Pessoas com Deficiência em entrevistas com duas PCDs. Os convidados são: Sheilla Abbud, professora da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e mestre em Ciências da Educação; e o geógrafo Valdir Moura.

Para a professora Sheilla Abbud, a nova política nacional de educação especial é um “decreto da exclusão”. “Nós consideramos isso um retrocesso porque a história tem nos mostrado que a convivência é o que traz o melhor prognóstico do desenvolvimento humano em todos os âmbitos”, diz a pesquisadora, que ressalta que medidas como essa vão no sentido contrário das garantias de direitos das pessoas com deficiência. “As pesquisas e os movimentos sociais tem nos mostrado que essa tentativa de retroceder é uma situação de desrespeito, é uma situação de capacitismo”, afirma.

Valdir Moura também é um defensor da educação inclusiva como melhor alternativa para o ensino de pessoas de com deficiência. Porém, o geógrafo destaca que há muitos desafios a serem enfrentados, como a oferta de transporte de qualidade, a infraestrutura de acessibilidade nas escolas e a qualificação dos profissionais que atuam no atendimento.

Para entender mais sobre Educação Inclusiva e o Ensino de Pessoas com Deficiência, confira a íntegra deste programa. Ouça também outras edições do UFPA Ensino que abordaram a temática: “Metodologias de ensino para alunos surdos”, “Educação especial para pessoas com altas habilidades” e “Libras e língua portuguesa: o ensino bilíngue nas escolas”.

Apresentação: Fabrício Queiroz e Elissandra Batista
Produção e roteiro: Juliana Bessa
Gravação e montagem: João Nilo Ferreira

O UFPA Ensino vai ao ar na quarta-feira, às 10h; na sexta-feira, às 19h; e no domingo, ao meio-dia.