UFPA prepara celebração do centenário de José Saramago

Nascido em 16 de novembro de 1922, José de Sousa Saramago é um dos nomes mais importantes da literatura em língua portuguesa e autor de clássicos bastante conhecidos do público, como “Ensaio sobre a Cegueira”, “O Evangelho Segundo Jesus Cristo” e “Objecto Quase”. Os textos provocativos e o reconhecimento internacional renderam a José Saramago o Prêmio Nobel de Literatura em 1998.

Para celebrar o centenário do escritor, a Universidade Federal do Pará vai promover uma série de programações comemorativas. A iniciativa conta com a parceria do vice-consulado de Portugal em Belém, da Cátedra João Lúcio Azevedo, da Embaixada de Portugal no Brasil, além do apoio da Fundação José Saramago.

Para o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, a iniciativa de comemorar o centenário do escritor vai reforçar os laços da Universidade com outras instituições. “Toda a programação que estamos realizando envolve essas parcerias, apoios ou interações que vão tornar possível que a nossa universidade seja um espaço de diálogo sobre a obra do Saramago nesse momento. E que também seja uma programação, que a gente espera que seja um estímulo para que mais pessoas se interessem pela literatura do Saramago e venham a conhecer essa obra que é tão importante para o pensamento contemporâneo”.

Desde 2013, a UFPA tem realizado diversas ações que ajudam a difundir a obra de José Saramago, a língua portuguesa e as relações luso-brasileiras. Alguns frutos desse trabalho são as publicações dos livros “Da estátua à Pedra e Discursos de Estocolmo”, “Democracia e Universidade”, ambos de José Saramago; e da coletânea “Diálogos com José Saramago” de Carlos Reis. Um espetáculo de teatro e uma exposição também já foram realizados.

A programação do centenário será marcada pela realização do Colóquio Internacional “José Saramago: Palavra, pensamento, ação” em agosto de 2022. O lançamento do livro “José Saramago, o Homem mais sábio – texto de doutrina literária e de intervenção social” de Carlos Reis também fará parte das comemorações.

Além disso, a UFPA pretende promover em 16 de novembro de 2022, um Concerto da Orquestra Sinfônica Altino Pimenta, da Escola de Música da UFPA com regência do maestro Miguel Campos Neto que ficou muito agradecido em fazer parte dessa celebração. “Eu acho que música e literatura são intimamente relacionadas e quem lê Saramago ouve também Saramago. Tem uma coisa quase sinestésica nos textos dele, há uma coisa melodiosa. Acho que é importante envolver a música e faremos um concerto belíssimo”, afirmou o maestro.

O reitor Emmanuel Tourinho reforça, ainda, a boa aceitação popular nos eventos já realizados e a importância de levar as provocações do autor para a sociedade, especialmente em um momento difícil em que as artes, a cultura e o pensamento crítico têm sido atacados.

“Celebrando José Saramago nós estamos celebrando a vida, nós estamos celebrando a luta pelo direito à vida, nós estamos celebrando a capacidade humana, das sociedades de se reinventarem, de pensarem criticamente sobre o que temos feito e construírem um futuro diferente, sobretudo, um futuro que garanta vida digna para todas as pessoas”, destacou.

Para saber mais sobre a programação do centenário de José Saramago organizada pela Universidade, acompanhe as novidades no Portal da UFPA.