Dicas para a prova de Redação do Enem 2019

No UFPA na Madrugada dessa semana você confere dicas para a prova de redação do Enem 2019. Para conversar com a gente convidamos o professor Allyson Medeiros, que elegeu a discussão sobre os desafios para conter a automedicação como ponto de partida para tratar da construção do texto dissertativo e do processo de argumentação.

No programa, o professor enfatiza a importância da boa estruturação do texto e como seguir algumas competências avaliadas pela prova. “Ele [o Enem] traz um assunto, e juntamente a esse assunto ele traz um recorte específico. E esse recorte é muito interessante, pois é ele quem norteia, de fato, a abordagem do aluno”, lembra. No caso do tema de processos de automedicação, por exemplo, Allyson Medeiros sugere que o aluno deve estar atento a problemática da contenção, visto que, além de ser um caso de saúde pública, a automedicação é vista como um problema cultural da sociedade brasileira.

Confira também algumas dicas sobre como organizar a argumentação, a coesão e a coerência do texto e como construir as propostas de intervenção para, assim, conseguir uma boa nota na prova. Além disso, no quadro Gira Mundo, falamos sobre a Obesidade Infantil, uma questão que preocupa cada vez mais os governos e impacta os serviços de saúde. E no quadro Gira Mundo, descubra a origem dos Jogos Olímpicos. Para ficar por dentro desses temas e se dar bem no Enem 2019, não perca essa edição do UFPA na Madrugada!

Apresentação: Fabrício Queiroz
Produção e roteiro: Elyne Oliveira
Gravação e montagem: Lauro Feio

O UFPA na Madrugada vai ao ar todo sábado às 00h.
Horários alternativos: Sábado às 15h, domingo às 21h e segunda às 19h