NAEA 45 anos

O Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) está completando 45 anos de atuação na Universidade. Para falar das ações comemorativas ao longo deste ano, o UFPA Entrevista recebe neste programa o diretor do NAEA, professor Durbens Martins Nascimento.

O Núcleo de Altos Estudos Amazônicos surgiu oficialmente em 6 de março de 1972, mas a primeira turma foi implantada em março de 1973, assim, a data oficial para a comemoração do aniversário é a do início das aulas da primeira turma de alunos do Naea.

“Nesse contexto que surge a ideia de se pensar na Amazônia um núcleo que reunisse uma serie de pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento que pudessem pensar, construir e produzir políticas governamentais e políticas públicas, e, ao mesmo tempo, a formação de pessoal técnico-cientifico de nível superior para intervir na realidade amazônica em particular”, declara o professor Durbens Martins.

Nesse sentido, o NAEA é pioneiro no que tange a interdisciplinaridade em seus cursos. Desde o seu surgimento esse é um dos pilares do ensino na unidade, que se reflete, por exemplo em seus programas de pós-graduação nas áreas de Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido e Gestão Pública.

No programa, conheça mais sobre a trajetória do Núcleo, seu impacto na produção científica sobre e para a região amazônica e os eventos comemorativos aos 45 anos do NAEA. Quer entender melhor a importância do NAEA para a Amazônia? Então, não perca esta edição do UFPA Entrevista!

Apresentação: Elissandra Batista
Produção e roteiro: Bruna Rocha
Gravação e montagem: João Nilo Ferreira

O UFPA Entrevista vai ao ar na segunda-feira, às 15h
Horários alternativos: Terça-feira, às 19h; quarta-feira, às 15h; e quinta-feira, às 19h.