O Reflexo do Lago

Nesta edição do Escurinho do Cinema, o destaque é o longa-metragem O Reflexo do Lago, do jornalista e cineasta paraense Fernando Segtowick.

A obra é um documentário inspirado no livro “O Lago do Esquecimento”, da fotógrafa Paula Sampaio, que retrata a vida de pessoas que moram aos arredores do grande lago que surgiu como consequência da construção da hidrelétrica de Tucuruí. O filme conta com narrativas dos moradores que relatam sobre sua relação com o ambiente e a vida na região.

Ao pensar em produzir para o audiovisual, Fernando Segtowick fala como tomou a decisão de trabalhar com a temática. O filme mostra a contraditória e difícil realidade das pessoas que vivem ali, onde foi instalada a segunda maior usina hidrelétrica do país, mas que gerou enormes impactos na vida da população local que, muitas vezes, não têm nem energia elétrica em casa. O documentário O Reflexo do Lago foi selecionado para o 70º Festival Internacional de Berlim, um dos festivais de cinema mais prestigiados do mundo.

Durante o programa, o cineasta fala ainda sobre as dificuldades de se produzir e consumir cinema no Brasil. Ele relata como a política de desmonte do meio audiovisual pelo governo atual e o costume nacional de absorver os produtos norte-americanos são questões relevantes, que também é afetado pela organização do setor. “É uma questão muito estrutural que não é culpa do público, mas da maneira como a própria distribuição está organizada no Brasil”, diz Segtowick.

Para saber mais sobre o filme O Reflexo do Lago, não perca esta edição do Escurinho do Cinema!

Apresentação: Elissandra Batista
Produção e roteiro: Ana Rosa Batista
Gravação e montagem: Felipe Rocha
Supervisão e edição: Elissandra Batista e Fabrício Queiroz

O Escurinho do Cinema vai ao ar no sábado, às 17h; no domingo, às 15h; e na terça-feira, às 19h.

Compartilhe !

Id:7869

Pular para o conteúdo