Lugar de mulher é onde ela quiser

Neste Universidade Multicampi o tema é o projeto Lugar de mulher é onde ela quiser: Gênero e ensino de História. A convidada é Anna Maria Alves Linhares, professora adjunta da UFPA no campus de Ananindeua.

A professora é graduada em Ciências Sociais pela UFPA, com mestrado em Antropologia e doutorado em História Social da Amazônia pela mesma instituição. Ao longo do programa, ela conta como se interessou pelo movimento feminista com a sua entrada na universidade na década de 1990 e, desde então, tem se dedicado a estudar sobre o assunto, que agora deu origem ao projeto Lugar de mulher é onde ela quiser, criado em 2017. A proposta visa trabalhar com a questão do gênero e os diversos desafios enfrentados pelas mulheres na nossa sociedade, através de discussões sobre textos e filmes e a realização de oficinas nas escolas de Ananindeua.

Durante a conversa, questões como a falta de conhecimento sobre o movimento feminista no ensino básico e a invisibilização das mulheres ao longo da história são colocadas em pauta. Trazendo também relatos sobre as experiências com o projeto, a professora Anna Linhares relata como já se pode notar mudanças com o decorrer dos anos e que, cada vez mais, é possível desmistificar as ideias pré-existentes sobre o movimento.

Ela reforça ainda o importante papel da educação neste processo. “Apesar de ver muitas mudanças, ainda são em passos lentos porque quando a gente fala sobre educação isso não se dá de uma hora para outra… Não basta ler, tem que seguir trabalhando com educação e projetos, e não só em história, não só nas ciências sociais, tem que ser algo feito em conjunto com todos os cursos, com todas as áreas de conhecimento”, diz a pesquisadora.

Para mais informações sobre é só mandar um e-mail para lugardemulhernahistoria@gmail.com e para saber mais sobre o projeto Lugar de mulher é onde ela quiser: Gênero e ensino de História, não perca esta edição do Universidade Multicampi.

Apresentação: Elissandra Batista
Produção e roteiro: Ana Rosa Batista
Gravação e montagem: João Nilo e Felipe Rocha

O programa vai ao ar na terça-feira, às 10h.
Horários alternativos: Quinta-feira, às 21h; e sábado, às 19h.