Meu Endereço – Lugar de paz e segurança social

Todo cidadão brasileiro tem direito a habitação, educação, saúde, cultura, esporte e lazer, porém nem todos conseguem desfrutar dessas garantias. Em muitos bairros, os problemas sociais e urbanos são evidentes e necessitam de visibilidade e mudanças pelo poder público. Pensando nisso, surge o projeto Meu Endereço: Lugar de Paz e Segurança Social, visando a regulamentação fundiária, a redução dos conflitos socioambientais urbanos e a orientação da população dos bairros e comunidades da Região Metropolitana de Belém.

Para conversar mais sobre esse projeto, recebemos em nosso estúdio a coordenadora do projeto, a professora de engenharia ambiental Dra. Myrian Cardoso, e também a estudante de Arquitetura e Urbanismo, Clara Fonseca. Este programa foi gravado em fevereiro de 2020, antes da pandemia de Covid-19.

O projeto Meu Endereço surgiu em 2019, na UFPA, em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), e com o Governo do Estado do Pará, por meio do Programa TerPaz. A área de atuação do projeto inclui os bairros da Cabanagem, Guamá, Jurunas, Terra Firme e Benguí, em Belém; do Icuí, em Ananindeua, e Nova União, em Marituba.

“O Meu Endereço entra para cumprir essa lacuna de disponibilizar para o cidadão esse conjunto de documentos que vão auxiliar no exercício de cidadania que é a declaração de ocupação, a planta com a medida dos lotes porque a ausência dessa planta com essas medidas contribuem para que os conflitos com os vizinhos se intensifique principalmente naquelas áreas em que ainda não estão consolidadas com a sua delimitação”, explica Myrian Cardoso.

Outro objetivo é contribuir para uma melhor visão sobre esses locais carentes de regularização fundiária e serviços urbanos, acrescenta a coordenadora do projeto. “O maior desafio é esse: desconstruir para construir novos olhares e novos valores”, afirma.

O projeto é multidisciplinar pois abrange uma grande equipe de várias áreas capacitadas para lidar com todas as questões envolvidas na realidade urbana, Além disso, o Meu Endereço possibilita um espaço de formação prática diferenciada para os extensionistas, como destaca a bolsista Clara Fonseca. “O projeto faz parte de uma construção de um processo de ensino-aprendizagem, com esse olhar mais aproximado entre aluno e professor, o que precisa e deve ser horizontal e, partindo disso, esse trabalho que é feito nestes territórios e que é bem discutido por nós A importância da gente desconstruir esses estigmas dentro dessa lógica de produção e ocupação do espaço, é muito importante para que a gente tenha alcance e extrapole os muros da universidade e pense nesse conhecimento técnico, produção científica e intelectual fazem parte e não pode se eximir disso”.

Para conhecer ainda mais sobre o projeto Meu Endereço, não perca esta edição do UFPA Comunidade!

Apresentação: Elissandra Batista
Produção e roteiro: Victor Lorran
Gravação e montagem: João Nilo Ferreira
Foto: Kid Reis – Ascom CRF

O UFPA Comunidade vai ao ar às sextas-feiras, às 10h.
Horários alternativos: Domingo, às 17h, e terça-feira, às 15h.