Adolescentes com bebida alcoólica não combina

O tema do UFPA Comunidade é o projeto de extensão Adolescentes com bebida alcoólica não combina. Para falar sobre a iniciativa recebemos a professora Edficher Margotti, professora da Faculdade de Enfermagem e coordenadora do projeto, e as estudantes de enfermagem Nazaré do Socorro e Luenne de Oliveira.

O projeto existe há três anos e surgiu por conta do alto consumo de álcool por pré-adolescentes e adolescentes. “Eu sou professora de pediatria, e nós começamos a ver que nos hospitais, nas escolas, o consumo de álcool por pré-adolescentes e adolescentes começa muito precoce. E a gente começou a pensar em um projeto que buscasse evitar isso”, afirma Edficher.

A intenção do projeto é prevenir e conscientizar essa camada da sociedade dos perigos da ingestão de álcool, por meio da intervenção da universidade nas escolas. Atualmente as escolas atingidas pelas atividades do projeto são a Escola Municipal Josino Viana e a Escola Estadual Rodrigues Apinagés, ambas no bairro da Pedreira, em Belém, e a faixa etária dos alunos envolvidos varia de 8 a 12 anos.

“Além de levar o pessoal da enfermagem para as escolas, para orientar, para transmitir conhecimento para as crianças, o objetivo do projeto também é prevenir que essa criança cresça um adulto dependente de álcool”, declara a coordenadora.

As dinâmicas e atividades do Adolescentes com bebida alcoólica não combina são pensadas de acordo com o perfil dos estudantes de cada grupo para que haja maior participação dos alunos e maior sucesso na transmissão da mensagem sobre os perigos do álcool. Quando estão trabalhando com as crianças, a equipe utiliza estratégias mais lúdicas, como brincadeiras e jogos, pois esse grupo mostra-se mais interativo do que o composto pelos adolescentes.

Para saber mais sobre o projeto Adolescentes com bebida alcoólica não combina, conhecer as estratégias de intervenção e a importância da educação em saúde na área da enfermagem não perca o UFPA Comunidade.