Educação ambiental nas escolas

O programa UFPA Ensino discute a Educação Ambiental nas Escolas a partir da experiência de estudantes e professores que participaram da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. Participam do programa o Diretor da Escola Estadual Joaquim Viana, Antonio Pamplona; a aluna Nicole Conceição, da Escola Joaquim Viana, e a estudante Izabelly Rosa, da Escola Municipal Rotary; e a coordenadora da Comissão Organizadora Estadual Emlly Silva.

O diretor da Escola Joaquim Viana, Antônio Pamplona destaca importância da escola quando a questão é sensibilizar e conscientizar sobre a importância do meio ambiente. O envolvimento de alunos com projetos ambientais como “Mãos a Horta”, “Coleta Seletiva” e “Compostagem” tem tornado a escola uma referência no tema. Por ter um alcance muito maior com a comunidade, com os alunos, com os responsáveis, começar pela escola é o princípio de uma mudança de atitude”, relata.

Nicole Conceição estuda na Escola Joaquim Viana há 4 anos e afirma que ao participar das iniciativas em sala de aula entendeu que a preocupação com o meio ambiente precisa começar cedo. Um dos temas que mais preocupa a adolescente é a água. Por isso, a Conferência despertou seu interesse e junto com um colega, sob a orientação de professores, desenvolveu o projeto “Água Sim, Lixo Não”. “Nós queríamos focar na qualidade da água que estamos usando em nossa comunidade. Várias pesquisas apontaram esta água não seria de boa qualidade”, destaca a estudante.

Junto com Nicole e outros estudantes, a aluna Izabelly Rosa que cursa o 9º ano na Escola Municipal Rotary em Belém, representou o Pará na Conferência Nacional com o projeto “Água e suas interfaces com a comunidade rotariana”. O trabalho rendeu à menina o primeiro lugar na etapa estadual e o direito de ir acompanhada com um professor na etapa nacional. Sobre a experiência em São Paulo, a adolescente garante que foi única e deseja compartilhar com outros estudantes o conhecimento que adquiriu.  “Quando eu coloquei os pés em Belém, eu já vim com essa vontade de querer passar o que eu aprendi para a Escola e para os alunos. Então, eu peguei os métodos que eles ensinaram, que foram formas tão divertidas, que eu queria passar para as crianças que estudam no Rotary, porque eu já vou sair da escola no final desse ano, mas eu não quero que o projeto acabe”.

O programa conta ainda com o depoimento da pedagoga e especialista em Educação Ambiental Emlly Silva, que coordenou a Comissão Organizadora Estadual (COE) da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. A educadora afirma que ações em prol do meio ambiente continuam, mesmo após, a conferência, um exemplo é a Primavera X, iniciativa que está sendo acompanhada pelo Ministério do Meio Ambiente e visa chamar a atenção para a necessidade de preservação das nascentes. “Nós enquanto estudantes e educadores da educação pública, principalmente, precisamos conhecer esses problemas ambientais e procurar intervir a realidade na qual estamos inseridos, como a recuperação de matas ciliares, recuperação de nascentes, é muito importante porque foi o cuidado com as águas foi o foco da Conferência”.

Quer saber mais sobre experiências de educação ambiental nas escolas? Confira esta edição do UFPA Ensino.

Apresentação, produção e roteiro: Erlane Santos
Gravação e montagem: João Nilo Ferreira, Genard Silva e Lauro Feio
Supervisão e edição: Elissandra Batista e Fabrício Queiroz

O UFPA Ensino vai ao ar às quartas-feiras, às 10h e 21h.
Horários alternativos: Sexta-feira, às 19h, e sábado, às 21h.

Compartilhe !

Id:4828

Pular para o conteúdo