Probabilidade

“Sintonia Enem – Probabilidade”

Sintonia Enem

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Nesta edição do programa Sintonia Enem, o assunto em destaque é Probabilidade. A bolsista de jornalismo Giovanna Martini conversa com o professor de matemática André Mendes. Na entrevista, ele fala da importância da Probabilidade no vestibular, do ensino voltado para o Enem e dá dicas de como simplificar os estudos em casa.

Para o professor, a probabilidade é o “dom de prever o futuro”, já que a disciplina trabalha com todos os possíveis resultados de uma situação – lançamento de dados, de moedas ou a retirada de uma carta do baralho. “Eu sei todos os possíveis resultados, só que eu não sei o que vai sair dali. Então, através da matemática, eu começo a fazer suposições”, comenta André Mendes.

No Exame Nacional do Ensino Médio, probabilidade é um dos assuntos mais recorrentes. Ela pode aparecer sozinha ou inserida em questões de outros conteúdos, como estatística e análise combinatória, por exemplo. O professor diz que essa é considerada uma temática difícil, mas a probabilidade é essencialmente matemática básica. Pode-se trabalhá-la com números inteiros, números decimais ou com porcentagem.

No programa, André afirma que o maior problema em probabilidade é no entendimento dos conceitos. Isso acontece tanto com os alunos, que não compreendem, quanto com os professores, que podem ensinar de forma falha. O professor comenta sobre uma pesquisa que aponta que os professores ou ensinam os conceitos de forma muito técnica e bruta, ou de uma forma de difícil compreensão. Esses fatores fazem com que muitos estudantes não tenham uma base sólida para encarar o ensino médio e, consequentemente, o vestibular.

Além dos problemas de compreensão, outro fator que dificulta as questões de probabilidade é quando o assunto em si fica mais complexo. André Mendes diz que, quando muitos eventos acontecem simultaneamente em uma questão, o aluno se perde facilmente. E não necessariamente a inserção de um contexto real poderia ajudar o vestibulando: “Isso vai muito do aluno. Eu posso chegar de uma forma contextualizada e ele pode saber resolver aquilo. Mas será que ele entendeu o conceito mesmo? Porque o maior problema é o conceito, então, se ele não entendeu isso, não serviu tanto assim.”

Ao longo da entrevista, o professor dá dicas e conselhos sobre como desmistificar e simplificar os estudos de probabilidade e de outras áreas para o Enem: “Duas coisas são essenciais no estudo. A primeira coisa é a organização, no sentido de saber onde se está e aonde quer chegar. O aluno tem que ter uma meta, um objetivo. Com esse objetivo traçado, eu decido o que vou estudar durante a semana. Quais áreas eu vou estudar pro Enem, como vou estudar, quais tópicos. O segundo tópico que eu acho muito importante é a vontade. Quando eu falo ‘vontade’ é eu ter a capacidade, mesmo não gostando ou não entendendo, de sentar e estudar matemática. É importante colocar a vontade submissa à razão. E assim a gente vai criando hábitos”, finaliza André.

Para entender melhor sobre Probabilidade, não perca esta edição do Sintonia Enem, que destaca ainda o quadro “Gira Mundo” sobre os protestos femininos no Irã, contra o regime autoritário e a opressão dos direitos. E tem, ainda, “O Curioso” sobre a criação dos baralhos de cartas na China e como se espalhou ao redor do mundo.

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