A série de animação Os Dinâmicos é o destaque nesta edição do Escurinho do Cinema. Com 13 episódios, o trabalho, dirigido por Luciana Medeiros e roteirizado por Adriano Barroso, é inspirado na trajetória musical de Joaquim de Lima Vieira, o Mestre Vieira, e em músicos que integraram o grupo “Vieira e Seu Conjunto”.
Na animação, Mestre Vieira (Guitarreiro), Dejacir Magno (Alado), Lauro Honório (Ciclone), Idalgino Cabral (Spectro), Luis Poça (Trakitana) e Batera (Aprendiz) são super-heróis com a missão de cuidar da floresta e da cidade em que vivem. Assim, quando a guitarra milagrosa é acionada, é sinal que alguma criança está em perigo e é hora de entrar em ação.
A produção possui músicas do Mestre, dos LPs “Vieira e Seu Conjunto”, e também do “Guitarrada Magnética”, DVD gravado em comemoração aos 50 anos de guitarrada. Algumas músicas como Lambada da Baleia, Lambada do Curupira e Melo do Bode foram fonte de inspiração para os episódios “Lambada da Baleia”, “Pernas pra que te quero” e “Esse Bode da Bode”, respectivamente.
Para o animador Cássio Tavernard, Os Dinâmicos é uma forma da falar e mostrar um pouco da cultura local para o resto do País. “A gente acaba recebendo sempre muita cultura de fora, agora a gente está tendo a oportunidade de passar um pouco da nossa e principalmente da obra do Mestre Vieira para frente”, comemora.
Já Eliezer França, também da equipe de produção, destaca os desafios do processo de animação, que mescla referências do passado com técnicas modernas. “A gente quase não usou papel, a gente usou papel para rabiscar os personagens, pra tentar demonstrar como a gente queria os cenários, mas tudo foi feito digitalmente”, conta.
A diretora Luciana Medeiros relata o início da história dela com Mestre Vieira e o restante dos músicos, a origem da ideia e todo o processo de criação da série, que é resultado de um intenso trabalho de pesquisa e também de muitas conversas com os músicos personagens e, ainda, com toda a equipe de produção e interpretação de Os dinâmicos.
Além disso, no Escurinho do Cinema, os convidados falam sobre as particularidades e a dinâmica que envolvem a animação, enredo das histórias, desafios e dificuldades encontrados no processo de produção, a história que explica o título da animação, a acessibilidade para pessoas com deficiência, a preocupação em relação ao entendimento das expressões e costumes regionalistas usados, o cenário da animação e do audiovisual na região e muito mais.
A série Os Dinâmicos já foi exibida nacionalmente pela TV Brasil. No Pará, vai ao ar pela TV Cultura, nos períodos de 26 a 30 de novembro (episódios de 1 a 5), depois de 3 a 7 de dezembro (Episódios 6 a 10) e de 10 a 12 de dezembro (Episódios de 11 a 13), sempre em dois horários: às 16h, logo após o Sem Censura Pará e às 19h, logo após o Jornal Cultura.
Apresentação: Elissandra Batista
Produção e roteiro: Graziela Ferreira e Roberta Pureza
Gravação e montagem: Lauro Feio
Supervisão e edição: Elissandra Batista e Fabrício Queiroz
O Escurinho do Cinema vai ar todo sábado, às 17hs.
Horários alternativos: domingo, às 20hs; terça-feira, às 17hs; e quinta-feira, às 14hs
Para mais informações sobre a série Os Dinâmicos, DVD do Mestre Vieira e outras produções, é só acessar o Facebook, o site ou entrar em contato pelo e-,mail: centraldeproducao2012@gmail.com.