Educação matemática na formação de professores

Nesta edição, o Universidade Multicampi fala sobre o projeto Pesquisa em educação matemática na formação de professores: metodologias e perspectivas para o Marajó – Breves. No programa, recebemos o professor doutor Alan Gonçalves Lacerda, atual diretor da Faculdade de Matemática no campus Breves, que fala sobre o projeto de pesquisa e extensão que busca do Marajó.

A proposta visa enfrenta o estigma que é dado à matemática como disciplina difícil. Para isso, o professor busca estudar essa realidade e desenvolver ações para formação de professores para a educação matemática. “Eu sempre rotulo que fizeram da matemática um bicho papão. O bicho papão não está na matemática, está nos sujeitos que a comunicam e dialogam sobre a matemática, principalmente na formação de professores. Tem algumas heranças, algumas crenças relacionadas ao ensino da matemática a qual fizeram vilã essa ciência. É até bom que se diga que é uma ciência matemática, que retira ela de um status de ciência exata. De um estigma que ela carrega”, declara Alan.

De acordo com o Alan Lacerda, durante as pesquisas, uma nova palavra-chave surgiu para o ensino matemático: comunicação. “Algo que eu estou vivenciando nos meus estudos e na prática, é que a matemática possa se contemplar do diálogo, do debate, da argumentação, a qual anteriormente era até inconcebível essas linhas, esse campo de estudo para o ensino da matemática”, afirma o pesquisador.

Durante o programa, o docente também destaca a estrutura da Faculdade de Matemática do campus de Breves, a didática aplicada no curso, as dificuldades que os alunos têm com as disciplinas, entre outros assuntos. Para saber mais sobre o projeto Pesquisa em educação matemática na formação de professores: metodologias e perspectivas para o Marajó – Breves, não perca esta edição do Universidade Multicampi.

Apresentação: Joel Cardoso
Produção e roteiro: Helando Fragoso
Gravação e montagem: João Nilo Ferreira

O Universidade Multicampi vai ao ar às terças-feiras, às 10h e 21h.
Horários alternativos: Quinta-feira, às 15h; e Sábado, às 19h.