“A periferia olha para periferia com orgulho”. A fala é do ator, dramaturgo e cineasta Adriano Barroso sobre o novo trabalho “Paradoxos, Paixões e Terra Firme”.
O documentário conta a história do grupo de teatro Ribalta que trabalha com jovens e crianças em risco social, as envolvendo na produção e encenação da Paixão de Cristo na celebração da Semana Santa, no bairro da Terra Firme.
A ideia de produzir o documentário surgiu após Adriano Barroso entrar em contato com a realidade do grupo de teatro que de forma simples e com ações colaborativas dos moradores realiza o espetáculo que tem como cenário as próprias ruas do bairro da Terra Firme.
Nesta edição do Escurinho do Cinema, Adriano Barroso fala da importância da produção do audiovisual que mostra as características da região amazônica. Uma produção na qual seja possível se reconhecer e se identificar.
Adriano Barroso fala ainda de sua formação acadêmica, a carreira, os trabalhos com dramaturgia, premiações e sobre o livro “Ato – Paixão Segundo o Gruta”. A obra contextualiza a história do teatro paraense a partir da trajetória dos 50 anos do Gruta, um dos cinco grupos teatrais mais ativos de Belém.
Apresentação: Joel Cardoso
Produção e roteiro: Graziela Ferreira
Gravação e montagem: Éder Monteiro
Supervisão e edição: Elissandra Batista e Fabrício Queiroz.
O Escurinho do Cinema vai ar todo sábado, às 17hs.
Horários alternativos:
Domingo, às 20hs.
Terça-feira, às 17hs.
Quinta-feira, às 14hs.