Jovem e Política

O programa Jovem e Política é o rádio jornal em destaque nesta edição do Espaço Experimental. A produção é da turma de 2020, da disciplina de Radiojornalismo da Facom/UFPA. Em destaque, a importância da participação ativa dos jovens na política, a atuação dos coletivos da juventude e a educação política em sala de aula.

No cenário da política brasileira, os jovens costumam quebrar tabus. E, segundo o centro de pesquisas Datafolha, esses leitores farão a diferença nas eleições 2022. Nesse contexto, o professor Lucas Ocado, do Programa de Pós Graduação em Ciência Política/UFPA, destaca a expectativa sobre a participação da juventude nas urnas, no próximo dia dois de outubro. “Eu acredito, sim, que os jovens vão ter um peso nessas eleições; com certeza vão ter um peso maior do que nas eleições anteriores. Esse peso talvez não seja determinante para definir o pleito, mas vai ser uma voz que, com certeza, vai ter que ser ouvida.”

O direito dos jovens ao voto é garantido pela Constituição de 1988. No Pará, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral, 5 milhões e 705 mil pessoas estão regulares com a Justiça Eleitoral. Ainda segundo o TRE, 83.112 jovens de 16 a 17 anos incompletos estão aptos a votar no estado, o que configura um aumento de 35% em relação a 2021.

A participação das gerações mais novas na democracia abre o debate acerca do ensino de política nas escolas, outro assunto destacado no programa Jovem e Política. E nesse sentido, um dos maiores desafios de um professor que deseja ensinar a política em sala de aula é não doutrinar os estudantes ao expor o próprio ponto de vista sobre o assunto.

“Hoje, se a gente consegue ensinar finanças na escola, por que a gente não consegue ensinar política? Penso que um ser político seria mais interessante pra sociedade, com uma formação lá nas séries iniciais. Para mim, como professor e como educador popular, não é interessante formar alunos; eu quero formar seres críticos e políticos”, ressalta o professor de filosofia Renato Cruz, criador do projeto Curumim Pensador.

A formação política na juventude é uma pauta que vai além da educação formal nas escolas. A atuação de coletivos e movimentos políticos criados por estudantes reúnem diversos grupos de jovens e tem como objetivo o debate conjunto e a atuação nas questões políticas e sociais. Integrantes desses coletivos reforçam que eles lutam para que a juventude consiga se emancipar, proporcionando a mudança de realidade e a inclusão. Ao questionar o sistema vigente, os movimentos coletivistas também aspiram marcar o legado para as futuras gerações, assim como a esperança de dias melhores.

Para se informar melhor sobre essas temáticas, não perca esta edição do Espaço Experimental. O programa Jovem e Política é um projeto realizado pela turma de 2020 na disciplina de Radiojornalismo da Facom/UFPA. Participam da produção os estudantes Andreza Dias, Addam Gonçalves, Jeferson Machado, Amanda Castro, Maycon Marte, Yris Soares, Marcelo Oliveira e Carlos Smith. A orientação é da profª draª Netília Silva dos Anjos Seixas.

O Espaço Experimental vai ao ar terça-feira, às 11h, com reprise quinta-feira, às 20h.

Reportagem: Giovanna Martini

Compartilhe !

Id:11081

Pular para o conteúdo