Gramática

Gramática é o tema desta edição do Sintonia Enem. A jornalista Elissandra Batista conversa com o professor de Linguagens e Redação, Victor Hugo Dantas. Ele explica a importância do ensino dessa ciência além do vestibular, e lamenta a perda de prioridade da gramática na grade curricular dos estudantes da educação básica.

Assim, o professor chama atenção também para o fato de que a ausência de questões especificamente gramaticais no Enem não exclui a presença dela na prova de Linguagens e das outras áreas do conhecimento. Victor Hugo destaca ainda que o foco das escolas no vestibular e a consequente falta de atenção para a gramática é uma escolha negativa. “A escola, focada no Enem, apagou um pouco o ensino de gramática, o que foi um erro terrível. Porque sem ela, você não entende a linguagem”, comenta o professor.

Ainda de acordo com o Victor Hugo, a interpretação de texto é, basicamente, o que os alunos têm aprendido na escola. E a perda da estrutura do ensino gramatical prejudica, também, o entendimento de outras áreas do conhecimento – além de Linguagens. “Em uma escola que eu trabalhava, uns anos atrás, fez-se uma reunião. Queriam diminuir os tempos de gramática e de português. Professores de matemática, química, física, foram contra, porque a questão principal era entender o que estava se cobrando nessas disciplinas. As línguas do mundo tendem a ser parecer um pouco com inglês: simplificando tudo. O que, de fato, é bom para a nossa conversação, mas se a gente não entender os processos por trás disso, a gente não vai entender os enunciados. ”

O professor também alerta para a pobreza do vocabulário atual entre jovens e crianças. Muitas questões do Enem são erradas pelo desconhecimento de uma única palavra. Para Victor, o ideal é ensinar os estudantes de uma forma moderna, que chegue até eles de um jeito atrativo, porém, sem desconsiderar a tradição dos estudos gramaticais. Assim, ele reafirma o papel da leitura como principal método, mas também a observação dos próprios erros cometidos e o de pessoas ao redor, para que se crie uma relação com o assunto. A partir disso, é essencial consultar gramáticas normativas e até mesmo a internet como formas de aprendizagem. “O que a gente cobra dos alunos é a relação lógica dentro do enunciado. Não é pra sair decorando regras”, afirma Victor Hugo Dantas.

Para entender mais a importância dos estudos de Gramática para o Enem e para o cotidiano geral, não perca esta edição do Sintonia Enem. O programa vai ao ar diariamente, às 15h.

Apresentação: Elissandra Batista

Produção e roteiro: Giovanna Martini

Gravação e montagem: Denize Ramos

Supervisão: Elissandra Batista

Imagem: reprodução Google

Compartilhe !

Id:11063

Pular para o conteúdo