“Ondas do Norte”
Espaço Experimental
Rádio Web UFPA
Ondas do Norte é o terceiro programa da série Ondas do Rádio em destaque no Espaço Experimental. Os trabalhos foram realizados durante a atividade curricular dos alunos e alunas da Faculdade de Comunicação da UFPA, para a disciplina Introdução ao Radiojornalismo, ministrada pela professora Netília Seixas.
No Ondas do Norte, os estudantes Isabella Leite, Lucas Lorran, Lucas Germiniani, Camila Rosário e João Vitor Uchôa apresentam um panorama geral da história do rádio na Amazônia e no Pará. Assim, o programa é intercalado por diversas curiosidades sobre esse viajante pioneiro da comunicação de massa na década de 1930.
Os estudantes relatam que o primeiro contato dos povos amazônicos com a radiodifusão só ocorreu cinco anos depois da primeira transmissão de rádio no Brasil. Ao todo, foram 42 anos entre o primeiro e o último estado a ter uma emissora em território nortista. O pioneiro foi o Amazonas, em 1927, com a rádio Voz de Manaus, um sonho do então governador Ephigênio Salles de reviver o ciclo da borracha por meio da radiodifusão.
E no Pará? Você sabe quando o rádio chegou e quem foi responsável pela implantação do sistema no estado? O Ondas do Norte destaca que a era do rádio em solo paraense começou 100 anos depois do lançamento do primeiro jornal impresso no Pará. A pioneira em ação foi a PRC-5, que é a atual Rádio Clube. Inspirados pela Rádio Clube de Pernambuco, os amigos Edgar Proença (jornalista), Roberto Camelier (advogado), e Eriberto Pio (telegrafista) fundaram, em Belém, a rádio PRC-5, em 1928.
Assim, enquanto os jornais impressos ganhavam cada vez mais espaços nos centros urbanos, o rádio avançava para o interior do Estado. Um programa que se destacava na época era o chamado Mensageiro para o Interior que transmitia informações que eram repassadas “de boca em boca” até chegar aos verdadeiros destinatários que ainda não possuíam rádio e moravam pelas áreas mais afastadas das grandes cidades.
Já na área esportiva, a Rádio Clube do Pará foi a primeira emissora do Norte a transmitir uma partida de futebol, em 1935. Durante a fase de ouro do rádio na década de 1940, a Clube também começou a operar em Onda Tropical passando a ser ouvida em toda a região amazônica e até fora do País, ganhando o carinhoso apelido de “A poderosa”.
Quer saber um pouco mais sobre a história, as contribuições e a importância da radiodifusão para a comunicação e o desenvolvimento da Amazônia, então não perca o programa Ondas do Norte, mais um episódio da série Ondas do Rádio em detaque no Espaço Experimental.
O Ondas do Norte é uma produção dos estudantes da turma de jornalismo 2021: Isabella Leite, Lucas Lorran, Lucas Germiniani, João Vitor Uchôa e Camila Rosário, sob a orientação da professora Netília Seixas.
Reportagem: Denily Carvalho