Congresso Amazônias: ambientes, territórios e desenvolvimento

“Congresso Amazônias: ambientes, territórios e desenvolvimento”

UFPA Entrevista

Rádio Web UFPA

O Congresso Amazônias: ambientes, territórios e desenvolvimento (COAM) está em destaque nesta edição do UFPA Entrevista. Sobre a programação e a importância do evento, a jornalista Elissandra Batista conversa com a professora e diretora adjunta do Núcleo de Meio Ambiente da UFPA, Socorro Flores, doutora em Direitos Humanos e Meio Ambiente.

Com o tema “Mudanças climáticas e resiliências amazônicas”, a segunda edição do COAM será realizada nos dias 4, 5 e 6 de setembro pela internet e também de forma presencial no prédio do Capacit, no Campus Básico da UFPA.

A ideia é reunir profissionais da Pan-Amazônia, além de pesquisadores e estudantes a fim de pensarem soluções para as questões ambientais da região. A professora Socorro Flores destaca a importância das discussões em volta do tema diante do atual cenário enfrentado pela população mundial em relação ao clima e ao meio ambiente.

“Vivenciar esse tema das mundanças climáticas na Amazônia, também é um pouco lembrar do que é a Amazônia e os ciclos econômicos dos recursos naturais nessa região, desde as drogas do sertão passando pela exploração da borracha até o momento que vivenciamos hoje das exportações de commodities agrícolas como a soja, por exemplo”.

Nesse sentido, a pesquisadora também ressalta que falar em resiliências amazônicas é discutir como a sociedade nessa região se comporta diante de mudanças impostas seja pelo sistema econômico ou pela própria mudança do clima.

“As populações tradicionais indígenas, quilombolas, ribeirinhos, castanheiros, entre outros, vivem em uma constante transformação sócio ambiental. Então compreender essas resiliências nas proposições dos 10 Grupos de Trabalhos (GTs) que vão compor a segunda edição do COAM é um desafio. Mas a nossa proposta é que os participantes enfrentem esse desafio, discutam e entendam, cada vez mais, como se dá essa resiliência nesse ecossistema”    

O Congresso Amazônias: ambientes, territórios e desenvolvimento foi pensando e planejado para discutir questões ambientais em um período bem emblemático, quando se comemora o Dia da Amazônia, em 05 de setembro. Uma data especial para celebrar e pensar a diversidade natural e humana que compõem também os diversos territórios amazônicos.

“Se olharmos só o estado do Pará, temos uma Amazônia costeira, temos a Amazônia das águas, como no Marajó, por exemplo. Temos ainda a Calha Norte com seu arco de proteção integral da floresta com áreas indígenas e unidades extrativistas. Temos também a Amazônia da beira das estradas: Transamazônica, Cuiabá-Santarém, Belém-Brasília. Então são várias Amazônias e em respeito a essa natureza desse ecossistema que colocamos no nome congresso Amazônias: ambientes e territórios”, relata Socorro Flores.                             

As inscrições para apresentar trabalhos em um dos 10 GTs do COAM 2023 encerram hoje, 28 de agosto, na página do evento. Todos os detalhes da programação e, ainda, o papel, a missão e a importância do Núcleo de Meio Ambiente da UFPA na formação de profissionais habilitados às questões ambientais, você confere nesta edição do UFPA Entrevista.      

Serviço:

2° edição do Congresso Amazônias: Ambientes, Territórios e Desenvolvimento

Data: 4, 5 e 6 de setembro

Hora: das 8h às 18h

Evento realizado em modelo híbrido: presencialmente, no prédio do Capacit, Campus Básico da UFPA, próximo ao Portão 2, e online na página do evento.

Compartilhe !

Id:13895

Pular para o conteúdo