“Sociedade e Natureza no Cumbuca da Ciência”
Espaço Experimental
Rádio Web UFPA
Sociedade e Natureza está em pauta no segundo episódio do mesacast Cumbuca da Ciência que debate o tema: “Sociedade e natureza: perspectivas das populações amazônidas sobre o conhecimento, os territórios e a gestão dos recursos naturais”.
As convidadas são a doutoranda em Sociologia e Antropologia e conselheira da Associação dos Povos Indígenas Estudantes da UFPA (APYEUFPA), Manoela Karipuna; a mestra em Direito e assessora jurídica da Coordenação das Associações das Comunidades Remanescentes de Quilombos do Pará (Malungu), Queila Couto; e a representante da Comissão Nacional de Fortalecimento das Reservas Extrativistas Costeiras e Marinhas (Confrem), Sandra Regina Gonçalves. A apresentação é da professora da Faculdade de Comunicação e do PPGCom da UFPA, Rosane Steinbrenner.
Os povos indígenas e populações tradicionais da Amazônia são detentores de conhecimentos que ajudaram a conformar a sociobiodiversidade da região. As práticas culturais, a diversidade linguística, as cosmologias e o manejo sustentável dos recursos são exemplos das expressões desses saberes oriundos de modos de vida em harmonia com o meio ambiente.
Apesar de importantes e essenciais para a região, as perspectivas dessas populações, que são pautadas em relação não-dicotômica entre humanidade e natureza, ainda são pouco compreendidas pela sociedade em geral e o poder público. Como esses diferentes grupos sociais encaram e promovem a conservação da Amazônia? Que diálogos estabelecem com a ciência? E quais os desafios para que suas perspectivas sejam valorizadas e incorporadas nas políticas para a região são alguns pontos tratados durante o debate.
O Cumbuca da Ciência é um projeto experimental desenvolvido pelo Laboratório de Comunicação Pública da Ciência do Museu Paraense Emílio Goeldi (LABCOM/MPEG) em parceria com a Faculdade de Comunicação Social da Universidade Federal do Pará (FACOM/UFPA).
Para compreender ainda mais o tema “Sociedade e natureza: perspectivas das populações amazônidas sobre o conhecimento, os territórios e a gestão dos recursos naturais”, não perca o segundo episódio do mesacast Cumbuca da Ciência, no Espaço Experimental.