Nesta edição do Espaço Experimental ouça o programa Sons do Batuque, que traz como temática o combate ao preconceito racial.
O racismo está fortemente presente no cotidiano do brasileiro, seja por meio de expressões que naturalizamos e que possuem teor racista ou até mesmo de forma escrachada e proposital. Os homens negros são as principais vítimas de homicídios no país e as mulheres negras são as que mais morrem por conta do feminicídio.
O movimento negro, que vem ao longo dos anos militando pelas pautas que dizem respeito a negritude, é um dos mais importantes movimentos sociais da atualidade, na luta pelo fim do racismo e por uma melhor qualidade de vida da população negra. Traduzido por meio de ações nos âmbitos cultural, educacional, na área da saúde, entre outros meios, que possam reduzir a exclusão social promovida pelo preconceito racial.
No programa, os apresentadores Glenda Duarte, Kelly Pinheiro e Marcos Melo nos contam um pouco sobre o histórico que nos levou ao quadro racista atual do Brasil e relembram grandes artistas negros da história musical do país como Wilson Simonal, Elza Soares e Clara Nunes.
O Sons do Batuque é resultado das atividades realizadas na disciplina Laboratório de Radiojornalismo, ministrada no segundo semestre de 2018 no curso de Jornalismo da Universidade Federal do Pará, sob a orientação da professora Ana Lúcia Prado.
O Espaço Experimental vai ao ar toda quarta-feira, às 13h e 22h.
Horários alternativos: Sexta-feira, às 13h; e sábado, às 09h.