Grupo NOSMULHERES promove workshop sobre racismo epistêmico e universidade

No dia 29 de março, das 14h às 16h,  no Auditório Hailton Corrêa (ICJ) da UFPA, será realizado o primeiro Workshop sobre Racismo Epistêmico e Universidade. O evento é organizado pelo Grupo “NOSMULHERES Pela Equidade de Gênero Etnicorracial” e tem como objetivo discutir como o racismo estrutural se manifesta no campo da produção de conhecimento, em especial negando a valor de saberes construídos a partir das experiências e da realidade de grupos de mulheres, LGBT’s. indígenas, negros, populações étnicas, entre outros.

Dentre os temas que serão abordados estão: racismo epistêmico e epistemologias decoloniais latino-americanas, resistência e ancestralidade nas religiões de matriz africana, racismo epistêmico e mulheres negras amazônidas, lesbianidades negras e feminismo decolonial. Dessa forma, o evento busca valorizar a individualidade de diferentes grupos sociais que acabam marginalizados no processo científico de tradição eurocêntrica.

Participam do workshop a líder do Grupo NOSMULHERES, Mônica Conrado; Marilu Campelo, antropóloga e professora na Faculdade de Ciências Sociais da UFPA;  Flávia Santos, estudante quilombola do curso de direito na UFPA; Flávia Câmara, doutoranda em Psicologia e integrante do Grupo NOSMULHERES; Virgínia Arapasso, discente de Administração e presidente da Associação de Povos Indígenas Estudantes da UFPA (APYEUFPA); Juliana Damasceno, estudante de Ciências Sociais e militante de redes de feminismo negro; Rebecca Souza, de etnia Romani (cigana), é feminista decolonial, colunista da Revista Azminas e assessora civil da ONU Mulheres; e por fim, Lilian Sales, professora da UFPA e vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres.

O evento é gratuito e oferece a oportunidade de uma participação colaborativa opcional, que é a doação de materiais de higiene pessoal (ex: papel higiênico, shampoo, sabonete em barra, absorventes, escova e pasta de dente). O material será recolhido no ato da inscrição, que acontecerá no dia do evento, e depois doado para mulheres em situação de rua.

Serviço: O I Workshop sobre Racismo Epistêmico e Universidade ocorre nesta sexta-feira, dia 29 de março, a partir das 14h, no auditório Hailton Corrêa (ICJ), no setor profissional do campus do Guamá.

Informações: https://nosmulheresblog.wordpress.com/