Orgulho LGBTI+

Nesta edição do Memória Musical, o programa é especial em comemoração ao dia 28 de junho e ao mês do Orgulho LGBTI+.

Em 28 de junho de 1969, o bar Stonewall Inn em Nova Iorque foi palco de um levante contra a polícia. O local era frequentado por lésbicas, gays e transexuais em um período em que diversos estados americanos consideravam a homossexualidade como um crime e que poucos estabelecimentos aceitavam receber esse público. Os atos de protesto duraram dois dias, mas no ano seguinte, em 1970, foi realizada a primeira parada em comemoração à chamada “Revolta de Stonewall”.

Nos últimos 50 anos, o movimento LGBTI+ tem se fortalecido com a visibilidade e a luta pela garantia de direitos iguais. A bandeira arco-íris é um dos símbolos que marca essa luta. Ela foi criada pelo artista Gilbert Baker em 1978, sendo usada pela primeira vez em São Francisco (EUA). Outro símbolo é a sigla, que busca representar os variados segmentos da comunidade. A sigla LGBTI+, por exemplo, representa Lésbicas, Gays, Travestis, Transexuais ou Transgêneros, Intersexuais outras orientações sexuais, identidades e expressões de gênero.

Neste programa abordamos alguns momentos da trajetória de lutas e conquistas desse movimento. A mais recente ocorreu em 13 de junho de 2019, quando o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a LGBTfobia deve ser enquadrado como um crime de ódio, equiparável ao racismo..

Durante a nossa homenagem ao Orgulho LGBTI+, relembramos também alguns artistas que fizeram ou fazem parte da memória da comunidade LGBTI+, como: Freddie Mercury, David Bowie, Daniela Mercury, Cássia Eller e Jaloo, que mostram a importância da arte para falar de liberdade, diversidade sexual e igualdade de direitos.

Apresentação e produção: Áurea Garcia e Helando Fragoso
Gravação e montagem: Lauro Feio
Direção: Elissandra Batista e Fabrício Queiroz

O Memória Musical vai ao ar às sextas-feiras, às 17h e 23h.
Horários alternativos: sábado, domingo e terça-feira, às 13h e 22h.

Compartilhe !

Id:6306

Pular para o conteúdo